Auxílio Emergencial 2021: veja quem precisa devolver em dezembro

O Governo Federal já voltou a fazer o envio de mensagens com o aviso de que o valor do Auxílio Emergencial deve ser devolvido no caso de quem recebeu o benefício de forma indevida. Os alertas começaram a ser enviados na última terça-feira, dia 21 de dezembro de 2021.

O aviso é feito por meio de uma série de mensagens SMS aos números que foram cadastrados pelos próprios beneficiários no momento de se inscrever no programa. Com isso, cerca de 1 milhão de pessoas devem ser avisadas para fazer a devolução do benefício.

Anúncio

O grupo de beneficiários que foi notificado teve os seus registros identificados pelos órgãos de controle como fraudulentos, ou ainda que receberam os valores do benefício emergencial de forma indevida.

No mês de agosto deste ano, mais de 1 milhão de mensagens já haviam sido enviadas para estes beneficiários. E para os que ainda não fizeram a devolução dos valores, as mensagens continuarão a ser enviadas até que a restituição seja concluída. A próxima etapa seria a aplicação de sanções para aqueles que não obedeceram ao chamado oficial.

Publicidade

De acordo com o comunicado oficial do Ministério da Cidadania: “Este é o último lote de mensagens a ser enviado no ano de 2021. O objetivo é alcançar um novo público, formado por pessoas identificadas pelos órgãos de controle como indicados a procederem à devolução de recursos do auxílio emergencial”.

Auxílio Emergencial: Como devolver o dinheiro recebido?

Se vier a receber a mensagem, para fazer a devolução do dinheiro do Auxílio Emergencial, é só entrar no site gov.br/devolucaoae e inserir o número do CPF. Logo depois de colocar todas as informações, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser paga no Banco do Brasil, em caixas eletrônicos, entre outros postos de autoatendimento do banco.

Anúncio

Ainda de acordo com as informações que foram liberadas pelo Ministério da Cidadania, a mensagem que está sendo enviada para os beneficiários que foram identificados com o recebimento irregular do benefício conta com o seguinte texto: “O CPF ***.456.789-*** tem parcelas a devolver do auxílio emergencial. Devolva as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraudes, denuncie em gov.br/falabrae”.

A mensagem em questão que foi citada logo acima está sendo enviada pelos seguintes números: 28041 ou 28042. Assim sendo, mensagens vindas de qualquer outro telefone devem ser desconsideradas pelo usuário. E se houver a desconfiança de um golpe ou de fraude, a situação também pode ser denunciada para os órgãos de fiscalização.

Publicidade

Desde que o Governo Federal começou o processo de devolução do benefício, um total de mais de R$ 5,1 bilhões de reais já foram recuperados de pagamentos indevidos do Auxílio Emergencial do ano passado até aqui.

Sair da versão mobile