Agências do INSS vão fechar na próxima segunda-feira

Os aposentados e os pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, não poderão ser atendidos nas agências do órgão na próxima segunda-feira, dia 23 de novembro de 2020. O motivo pelo qual as agências no INSS ficarão fechadas na segunda, dia 23, é bem simples.

A questão é que o ponto facultativo de trabalho correspondente ao dia do servidor público, anteriormente marcado para o dia 28 de outubro, foi adiado para o dia 23 de novembro. E, portanto, os funcionários do INSS devem ficar sem trabalhar neste dia, deixando as agências sem operações.

Anúncio

A transferência do dia do servidor público do final do mês de outubro para o final do mês de novembro já havia sido autorizada por meio de uma portaria que foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União. A publicação da portaria no diário foi feita no dia 27 de outubro de 2020, um dia antes do ponto facultativo tradicionalmente seguido nos anos anteriores.

Na ocasião da publicação da portaria, o Governo Federal justificou que a mudança de data foi necessária para manter os atendimentos que já haviam sido agendados anteriormente, evitando as remarcações e possíveis transtornos para os beneficiários do INSS que poderiam precisar dos seus serviços neste dia.

Publicidade

No caso de outros órgãos, por outro lado, como a Receita Federal por exemplo já haviam suspendido o expediente no dia 30 de outubro. Por isso, órgãos como a Receita Federal continuarão com as suas respectivas rotinas de atendimento em expediente normal na próxima segunda-feira. Ou seja, a medida de adiamento do dia do servidor público não se estendeu para todos os órgãos federais.

INSS mudou dia do servidor público – Saiba o porquê

A decisão do INSS em adiar a data comemorativa, no entanto, surgiu de uma necessidade evidente de evitar a formação de uma fila de espera maior para o atendimento presencial nas agências. Por isso, optou-se por transferir a data em questão de um mês para o outro, com quase 30 dias de diferença.

Anúncio

Afinal, em tempos de pandemia do novo coronavírus, os pedidos de atendimento e os processos dos segurados estão se acumulando em um ritmo ainda mais acelerado do que o normal. E com a necessidade de se organizar e seguir os protocolos de saúde para que o atendimento siga normal no dado contexto que estamos enfrentando atualmente, é fato que a rotina de atender aos segurados pode se tornar ainda mais vagarosa.

Com o fechado das agências no primeiro dia útil da próxima segunda-feira, as pessoas que precisam do atendimento do INSS não precisar ficar esperando. Essas pessoas ainda podem buscar informações, fazer a solicitação e o acompanhamento de benefícios previdenciários e agendar novos serviços. Todos esses processos são ações que podem ser realizadas dentro do aplicativo criado pelo INSS, o Meu INSS.

Publicidade

Por meio deste aplicativo, os beneficiários do INSS também podem resolver dúvidas, assim como usar o número de telefone 135 para tirar estas dúvidas. Apesar do fechamento das agências, o atendimento telefônico do INSS vai seguir normalmente com o seu expediente regular, que é de segunda a sábado, das 7 horas da manhã até às 22 horas da noite.

Além disso, é válido ressaltar que embora o funcionamento das agências do INSS volte ao normal na terça-feira do dia seguinte, 24 de novembro, os protocolos de saúde que devem ser cumpridos tanto pelos segurados quanto pelos funcionários continuam os mesmos. Ou seja, continua sendo obrigatório o uso de máscaras dentro das agências, bem como o distanciamento social de forma a impedir que as agências fiquem lotadas.

Anúncio
Sair da versão mobile