FGTS Saque calamidade: Caixa liberou a modalidade para moradores de novas cidades, veja quais

A Caixa Econômica Federal (CEF) liberou o saque calamidade referente ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O recurso está disponível para os moradores das cidades afetadas pelas fortes chuvas no litoral do Estado de São Paulo (SP).

Quem tem direito ao saque?

O saque calamidade do FGTS poderá ser resgatado pelos trabalhadores que residem nas cidades de Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba, São Sebastião e outras que foram afetadas e tiveram o estado de calamidade decretado pelo Governo Federal junto à Defesa Civil.

Anúncio

Conforme a lei, o saque calamidade do FGTS é concedido aos trabalhadores quando há necessidade pessoal, urgente e grave, circunstâncias provenientes de desastre natural que tenha atingido a residência.

Oo saque calamidade do FGTS, conforme as regras, é liberado somente nos casos em que a Defesa Civil Municipal decretar o estado de calamidade pública na cidade. Desta forma, feitas as solicitações, a Caixa Econômica tem o prazo de cinco dias úteis para dar um retorno sobre a análise e creditar os valores em conta.

Cidades de São Paulo com benefício do FGTS ativo

A Caixa liberou na última semana, o saque-calamidade para as cidades de Campinas, Ubatuba, Tatuí e Itaquaquecetuba. No entanto, o trabalhador não pode ter realizado o saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

Publicidade

Confira abaixo a lista completa das cidades que estão com o benefício do FGTS ativo, e o prazo de solicitação de cada uma delas:

Como solicitar o Saque-Calamidade do FGTS?

A solicitação é feita pelo aplicativo FGTS, na opção Meus Saques. O aplicativo está disponível para download nos sistemas operacionais Android e iOS.

Tal modalidade de saque do FGTS requer que o trabalhador não tem efetuado o resgate do saldo em conta pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. Desta forma, serão autorizados a acessar valores que podem chegar a R$ 6,2 mil.

Anúncio

O FGTS é destinado a trabalhadores rurais, inclusive safreiros; contratados em regime temporário ou intermitente; avulso; diretor não empregado; empregado doméstico ou atleta profissional. Mas para isso, qualquer um deles deve se enquadrar nos seguintes requisitos

Qual é o valor do saque calamidade do FGTS?

Conforme as regras, é importante reforçar que é crucial ter saldo positivo nas contas ativas e inativas do FGTS. Além do mais, o trabalhador não pode ter efetuado o saque pela mesma razão nos últimos 12 meses.  O limite de retirada é de R$ 6,2 mil.

Publicidade

Veja como consultar

Sair da versão mobile