Auxílio Brasil: Novo cartão terá a função de débito e será liberado ainda em julho

O governo federal iniciará na primeira semana de julho, a entrega dos novos cartões do Auxílio Brasil. Em vigor desde novembro de 2021, o programa social ainda não possuía a sua marca própria, pois a maior parte dos beneficiários recebe o benefício de R$ 400 por meio do cartão do Bolsa Família.

O Ministério da Cidadania divulgou que pretende modernizar a forma das famílias utilizarem os valores recebidos em conta poupança digital. Os novos cartões do Auxílio Brasil serão confeccionados com chip e habilitados para uso em compras na função débito.

Anúncio

O plano inicial da Pasta é que os cartões fossem distribuídos ainda em junho, conforme planejamento do coordenador de campanha do presidente Jair Bolsonaro, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

De acordo com as informações, a atualização dos cartões não servirá somente para estimular a bancarização dos beneficiários, como virá para reforçar o Auxílio Brasil como carro chefe da campanha à reeleição de Bolsonaro.

Para fazer a substituição, o governo deve investir pelo menos R$ 130 milhões para emitir cerca de 7,14 milhões de cartões do Auxílio Brasil. Mas, mesmo assim, mais da metade das famílias deverá seguir sacando o benefício com o cartão do Bolsa Família.

Publicidade

Como receber o cartão do Auxílio Brasil?

A família que for aprovada para receber o Auxílio Brasil não precisa fazer a solicitação do cartão social. O Ministério da Cidadania ficará com a responsabilidade de localizar os beneficiários e enviar via Correios as orientações gerais sobre o programa e a correspondência com o Cartão do Auxílio Brasil.

Dessa forma, a família receberá em sua residência o novo cartão do programa. O endereço para onde será enviada a correspondência é o mesmo cadastrado no Cadúnico. Por isso, é de extrema importância que o Responsável Familiar mantenha o cadastro da família atualizado.

Anúncio

As famílias receberão o benefício pelo Cartão do Bolsa Família ou Cartão Cidadão em lotéricas, agências da Caixa e correspondentes Caixa Aqui, enquanto não recebem o novo cartão.

Sair da versão mobile