Auxílio Brasil: Cartões do programa serão entregues ainda em junho, segundo o Governo

Os beneficiários do Auxílio Brasil deverão receber ainda neste mês de junho, o cartão do Programa de Renda.

Ele foi criado pelo governo federal em 2021 para substituir o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial; mas a maior parte das famílias inscritas ainda não possui o novo cartão físico para receber o benefício.

Anúncio

O Auxílio Brasil passou a vigorar em novembro de 2021e o Ministério da Cidadania redirecionou aproximadamente 14 milhões de famílias, que recebiam o Bolsa Família automaticamente, para o novo programa.

Dessa forma, os beneficiários que se enquadravam nas regras não precisaram passar por nova etapa de inscrição; sendo que o recebimento dos valores permaneceu igual, via cartão do Bolsa Família e Cartão Cidadão.

As novas famílias que foram inseridas no programa social a partir de janeiro de 2022 receberam em casa o cartão do Auxílio Brasil. Entre os meses de janeiro e junho, na última folha de pagamento, mais de 3 milhões de novos beneficiários foram considerados aptos a receber o benefício de R$ 400.

Publicidade

Cartão Auxílio Brasil será entregue em junho

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o governo federal iniciará em breve a distribuição dos cartões do Auxílio Brasil para milhões de brasileiros.

Para fazer a substituição, o governo deve investir pelo menos R$ 130 milhões para emitir cerca de 7,14 milhões de cartões do Auxílio Brasil. Mas, mesmo assim, mais da metade das famílias deverá seguir sacando o benefício com o cartão do Bolsa Família.

Anúncio

A equipe técnica do Ministério da Cidadania percorreu diversas cidades do país com a Jornada Auxílio Brasil, evento que tem por objetivo destacar as ações de assistência social e debate sobre os programas de transferência de renda do governo federal.

Como receber o cartão do Auxílio Brasil?

A família que for aprovada para receber o Auxílio Brasil não precisa fazer a solicitação do cartão social. O Ministério da Cidadania ficará com a responsabilidade de localizar os beneficiários e enviar via Correios as orientações gerais sobre o programa e a correspondência com o Cartão do Auxílio Brasil.

Publicidade

Dessa forma, a família receberá em sua residência o novo cartão do programa. O endereço para onde será enviada a correspondência é o mesmo cadastrado no Cadúnico. Por isso, é de extrema importância que o Responsável Familiar mantenha o cadastro da família atualizado.

Enquanto não recebem o novo cartão, as famílias receberão o benefício pelo Cartão do Bolsa Família ou Cartão Cidadão em lotéricas, agências da Caixa e correspondentes Caixa Aqui.

Anúncio
Sair da versão mobile