Dicas de Leitura Enem: Refugiados da Síria

Proposta de Redação: Quanta custa a violência no Brasil?

Proposta de Redação: Quanta custa a violência no Brasil?

Dicas de Leitura Enem: Refugiados da Síria, pois será de extrema importância o candidato ao Exame Nacional, realizar leituras referentes aos fatos marcantes da sociedade.

Dicas de Leitura Enem: Refugiados da Síria

A Síria está em guerra civil, que afeta todos os níveis do País e mata milhares de  pessoas inocentes há mais de seis anos.

Anúncio

Os sírios lutam contra o regime ditador que domina o País há mais de trinta anos e que gera revolta e lutas sangrentas junto ao povo sírio.

Atualmente o País vivencia uma situação avassaladora, que afeta todos os cidadãos, gerando uma batalha entre os próprios sírios.

A violência assusta todos, e por causa disso muitas pessoas resolveram fugir e deixar suas casas e empregos.

Publicidade

Fuga para outros países

Em busca de melhores condições de vida, os sírios estão fugindo para outros países Europeus e para o norte da África, porém muitos não estão sendo bem recebidos, por diversos fatores.

O mundo parou para assistir diversas reportagens do caso, mas mesmo sabendo da real situação desses refugiados, parece que a solidariedade não faz parte do dicionário de muitas pessoas.

Anúncio

Recentemente surgiu um caso horrível, no qual, uma jornalista agrediu diversos refugiados, entre eles, várias crianças, e mais uma vez o mundo lamentou.

Depois de andarem vários quilômetros, em busca de abrigo, os refugiados encontram mais uma etapa, essa talvez seja a pior de todas, ser aceitos no novo país.

Publicidade

Os refugiados têm passado por todos os tipos de mazelas, pois atravessam mares e muitas vezes morrem afogado, como é o caso do menino sírio Aylan Kurdi, de três anos, que morreu afogado na travessia e comoveu milhões de pessoas; ou caminham pelo deserto e acabam morrendo de fome.

Todas as tentativas são para fugir de uma vida desumana, em busca de abrigo, alimento e comida.

Anúncio

Realidade da Guerra da Síria

De acordo com dados de ativistas, a quantidade de mortes causadas pelo conflito na Síria chega a mais de 300.000 pessoas, sendo que 130.000 teriam sido detidas pelo governo sírio através das forças armadas. Aproximadamente dois milhões de cidadãos buscaram refúgio em outros países. Grande parte dos refugiados encontra abrigo no Líbano, nação vizinha da Síria.

Forças militares que apoiam Assad receberam acusações de serem responsáveis por assassinatos e ações violentas contra civis. Entretanto, no período em que ocorreram as manifestações, os grupos de oposição, incluindo o Exército Livre da Síria, também foram acusados por grupos de direitos humanos por atrocidades e homicídios.

Anúncio

Dicas de Leitura

Leia mais a respeito da Guerra da Síria; Relação dos Refugiados da Síria com os tumbeiros da Escravatura; Estado Islâmico e Apartheid.

Leitura grande aliada de uma boa redação para o Enem

Aproveite para treinar elaborando textos que envolvam temas mais atuais. Analise algumas propostas abaixo e veja também redações nota 1000 no Enem:

-Proposta: O brasileiro tem razões para sofrer complexo de vira-lata?;

-Proposta: Trabalho no Brasil;

-Proposta: Aplicativos de celular atrapalham a relação pais e filhos?

-Proposta: Conhecimento através das Tecnologias;

-Proposta: Parto Anônimo;

-Proposta: Manipulação Genética Humana;

-Proposta: Terceirização do Trabalho;

-Proposta: Médicos e Indústria Farmacêutica;

-Proposta: Publicação de Fotos na Internet;

-Proposta: Injustiças Sociais.

Dicas Enem

Acesse o que é cobrado no Enem?

Universidades portuguesas que utilizam o Enem para ingresso;

Consulte possíveis temas para Redação do Enem;

-Veja Redações  notas mil no Enem;

-Acesse Redações nota 1000 Enem 2016.

Sair da versão mobile