Imposto de Renda 2023: Veja quem poderá fazer a declaração pré-preenchida

Imposto de Renda 2023 (Imagem: Divulgação)

A Receita Federal divulgou informações referentes ao Imposto de Renda 2023 e uma delas é referente à Declaração Pré-Preenchida

O objetivo do governo é que cada vez mais tal modelo seja utilizado, uma vez que ele facilita o cruzamento dos dados, além de facilitar o trabalho do contribuinte, que só precisará verificar os dados já fornecidos por outras pessoas físicas e jurídicas.

Anúncio

Outro benefício é que com o uso da declaração pré-preenchida, diminui o risco de cair na malha fina.

Como acessar a declaração pré-preenchida?

Porém, para usá-la, será necessário ter login na conta gov.br nos níveis ouro e prata.

Ao acessar Meu Imposto de Renda com o login gov.br, o cidadão já terá preenchidos os seus dados com base em informações de declaração do ano anterior, rendimento e pagamentos informados em DIRF, DIMOB e DMED, rendimentos e pagamentos informados no Carnê-Leão Web e contribuições de previdência privada declaradas na e-Financeira.

Publicidade

Além disso, o governo também disponibilizará imóveis e registros em ofício de notas, doações efetuadas, criptoativos declarados, atualização do saldo das contas bancárias e de investimento em 31 de dezembro de 2022, contas bancárias abertas ou fundo de investimentos novos que não haviam sido informados em 2022 e rendimentos de restituições recebidas no ano calendário base.

Como fazer a declaração?

Anualmente a declaração é feita por meio de um programa disponibilizado pela Receita Federal próximo à data de início das declarações. O programa poderá ser baixado pelo site da Receita Federal. O único pré-requisito é que o computador tenha o pelo menos o Windows 10 como versão do sistema operacional.

Anúncio

Veja abaixo o passo a passo da declaração do IR:

A declaração de Imposto de Renda poderá ser feita de três formas:

Ao selecionar a opção, uma nova janela será aberta e então:

Será preciso informar:

Sair da versão mobile