Dicas Enem: Terceirização do Trabalho

Proposta de Redação: Quanta custa a violência no Brasil?

Proposta de Redação: Quanta custa a violência no Brasil?

Dicas Enem: Terceirização do Trabalho, assunto amplamente discutido e muito divulgado pelos sites e mídias sociais, que têm despertado revolta, indignação e para muitos; um importante passo para modernização e segurança dos trabalhadores brasileiros.

Dicas Enem: Terceirização do Trabalho

Abaixo alguns textos e informações importantes em relação à Terceirização de trabalho; para que as pessoas possam ter informações; e tirar conclusões a respeito desse tema tão polêmico, que irá alterar as formas de contratação de trabalhadores brasileiros.

Anúncio

Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT

Ela foi aprovada pelo decreto de 1° maio de 1943; e representou a reunião e sistematização da vasta legislação trabalhista produzida no país após a Revolução de 1930. Ela introduziu novos direitos e regulamentações trabalhistas até então inexistentes.

Constitui um código de considerável abrangência, que trata minuciosamente da relação entre patrões e empregados e estabeleceu regras referentes a horários a serem cumpridos pelos trabalhadores, férias, descanso remunerado, condições de segurança e higiene dos locais de trabalho etc.

A anotação dos contratos de trabalho deveria ser feita na carteira de trabalho, instituída em 1932 e reformulada quando da aprovação da CLT.

Publicidade

Leia mais sobre a CLT neste link.

Terceirização do Trabalho

Processo pelo qual uma instituição contrata outra empresa para prestar um determinado serviço. Atualmente, no sistema capitalista em sua fase financeira; essa prática difundiu-se amplamente em todo o mundo; não sendo diferente no Brasil, onde cerca de 25% da mão de obra empregada é terceirizada.

Anúncio

Exemplos de terceirização do trabalho

Os exemplos mais comuns relacionam-se com a prestação de serviços específicos; tais como limpeza e segurança. Quando vamos ao banco, por exemplo, pode notar que os vigilantes não são empregados do próprio banco; mas de uma empresa especializada em segurança; o que também é bastante comum em edifícios comerciais, escolas, fábricas e outros segmentos.

Causas do aumento da terceirização no Brasil e no mundo

As causas têm relação direta com a diminuição dos custos com funcionários. Afinal, para as empresas, sai mais barato que parte de sua mão de obra seja contratada por terceiros; em vez de mantê-los sob a sua tutela; o que eleva os gastos com direitos trabalhistas e eventuais problemas de segurança do trabalho, como indenizações e outras questões.

Publicidade

Restrições à prática da terceirização do trabalho no Brasil

A principal delas é a proibição da terceirização para atividades-fim, sendo permitidas apenas as atividades-meio; ou seja, uma fábrica de doces, por exemplo, pode destinar serviços de limpeza, segurança e ordenamento para empresas terceirizadas; mas não pode fazer o mesmo para o intuito principal da empresa, que é a produção de doces industriais. Nesse caso, todos os funcionários que atuam na linha de produção devem estar legalmente vinculados à fábrica em questão; e não a uma outra empresa, com carteira assinada e todos os direitos correspondentes.

Projeto de Lei 4.302 de 1998 (PL 4.302/98)

Anúncio

Ele foi enviado ao Congresso Nacional em 1998 pelo então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, foi aprovado no último dia 22 de março de 2017.

O texto aprova a terceirização irrestrita do trabalho e já havia sido aceito, com alterações, pelo Senado e aguardava desde 2002 para análise final dos deputados. A leia foi sancionada pelo Presidente Temer com alguns vetos. Conheça a LEI Nº 13.429, DE 31 DE MARÇO DE 2017.

Anúncio

PEC da Terceirização do Trabalho e possíveis benefícios de acordo com professor da USP

Em relação à regulamentação da terceirização nas empresas, o efeito pode ser benéfico ao longo do tempo. O mercado de trabalho brasileiro é muito regulado, engessado, o que aumenta o custo das empresas e afeta a competitividade brasileira no exterior, refletindo no preço dos produtos. Em restaurantes, por exemplo, há picos de demanda pelo serviço e são necessárias mais pessoas para atender o público, e nesses casos  a terceirização pode dar flexibilidade, pois seria oneroso contratar pessoas por jornada integral com base nos picos de demanda. Isso dinamiza o mercado de trabalho, diminui custos e acaba beneficiando o consumidor. Num primeiro momento, pode haver uma precarização do mercado de trabalho, mas a ampliação da terceirização pode trazer novas oportunidades  para quem está desempregado. (Fonte http://jornal.usp.br/radio-usp/pec-da-terceirizacao-pode-diminuir-o-desemprego/ acesso 29/03/2017).

Os textos acima além de informar, terão o objetivo de auxiliar os candidatos ao Enem a elaborar um texto argumentativo-dissertativo, na norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Terceirização do Trabalho Brasileiro: Avanço ou Retrocesso?

Veja mais Dicas para a Redação Enem

A redação é uma importante etapa do Enem; e o treino será uma das melhores estratégias para elaborar um bom texto.

A leitura e o treino serão importantes aliados para melhorar sua escrita; e sua argumentação para essa importante etapa do Enem.

A redação do Enem é um texto argumentativo-dissertativo; e exigirá que o candidato apresente bons argumentos para o problema levantado pela comissão organizadora.

Acesse o que é cobrado no Enem?

Universidades portuguesas que utilizam o Enem para ingresso;

-Acesse redações notas 1000 Enem 2016

Dicas de Estudos Enem e Vestibulares

Dicas para prova de Ciências da Natureza;

Desastre Ambiental da Barragem de Mariana;

Impactos Ambientais do rompimento da Barragem de Mariana;

Dicas de Química para a prova do Enem;

Dicas de matemática para a prova do Enem;

Questões sobre células-tronco já apareceram no Enem.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis  em várias universidades, centros universitários e faculdades.

Sair da versão mobile