Estado Islâmico e suas atrocidades

Estado Islâmico e suas atrocidades

Estado Islâmico e suas atrocidades, pois o grupo extremista Estado Islâmico, ou EI é conhecido também pela sigla ISIS; que significa Islamic State in Iraq and Syria ou Levant.

O Estado Islâmico é um grupo terrorista Sunita cujo líder, Abu Bark Al-Baghdadi, foi proclamado califa da região dominada por eles no dia 29 de junho de 2014.

Anúncio

A referida região fica entre o Iraque e a Síria, mas o EI reivindica o domínio sobre um vasto território entre esses países. O califado, que é o regime político-religioso baseado na Lei Islâmica Sharia; instituído por um grupo terrorista acaba trazendo muitos problemas para a região do Oriente Médio e também para o restante do mundo.

Como se formou o grupo terrorista?

 O EI é atrelado aos projetos da Al-Qaeda, organização fundada por Osama Bin Laden e também responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001; desenvolvidos para conquistar poder tanto no Iraque como na Síria, após a guerra que os Estados Unidos e outros países ocidentais deflagraram contra Sadan Hussein em 2003.

O grupo se formou como um braço direito da Al-Qaeda, atuando na região do Levante, na fronteira dos países.

Publicidade

Ele tornou-se independente da organização, passando a atuar sobre suas próprias regras, que são muito mais violentas e radicais. O EI se orienta por uma interpretação bastante extremista da guerra santa islâmica; chamada de Jihad, alimentando também a possibilidade de ataques aos países ocidentais.

Desde 2014, vários jovens, principalmente europeus, se aliciam ao grupo que objetiva o treinamento destes para atuar em defesa do califado.

Anúncio

Quando o grupo terrorista se sente ameaçado, executa pessoas mantidas como reféns; que envolvem jornalistas, embaixadores e outras pessoas que estão atuando no Oriente Médio.

Áreas de atuação do EI

As atividades do EI estão concentradas principalmente no Iraque e na Síria, onde se fazem presentes de forma preponderante. Mediante o controle de territórios no Norte e Oeste do Iraque, assim como das terras que são dominadas pelos curdos, o grupo poderia consolidar o domínio ao longo da fronteira com a Síria, região onde acontece a luta contra o regime de Bashar al-Assad e tem vitimado várias pessoas inocentes.

Publicidade

Objetivos do EI

Através de atentados violentos, estupros, guerras, quedas de aviões, atropelamento de pessoas e outras atrocidades, o grupo objetiva tomar o ocidente, que é encarado como seu maior inimigo.

Estado Islâmico e suas atrocidades

Todas as ações de terrorismo já executadas têm como objetivo:

Anúncio

Vingança: por causa da desavença entre os militantes do Estado Islâmico e o Ocidente que é antiga. Desde as sangrentas Cruzadas Medievais, que foram responsáveis por muito terror no território islâmico. Além disso, alguns deles são ressentidos pela influência que o ocidente tem em sua cultura e em suas questões nacionais, como a delimitação das fronteiras definidas pela França e pelo Reino Unido, após a 1ª Guerra Mundial. O ocidente, por sua vez, cobiça também a região, que é rica em pedras preciosas, gás natural e petróleo. O Estado Islâmico tem como um de seus objetivos dominar o Oriente Médio, de forma que os países ocidentais percam o poder na região.

-Dominação: O grupo já se trata de um estado, apesar de não ser no sentido de um país reconhecido pela ONU. Mas ele representa um espaço autônomo que conta com suas próprias leis e autoridades. Seu sistema de legislação é baseado em uma interpretação estrita do Corão, livro sagrado do Islã, que reza que ladrões capturados devem ter suas mãos cortadas; pessoas infiéis devem ser crucificadas e as mulheres de inimigos podem ser escravizadas. Os estrangeiros somente podem viver em seu território, se pagarem impostos especiais e se declararem inferiores. Atualmente, o EI domina uma região com mais de 190 mil km², e objetivam crescer ainda mais.

Anúncio

Dicas de Estudo Enem e e Vestibulares:

Dicas de Estudo para Biologia;

Dicas de Estudo para Física;

Dicas de Estudo para Química;

Dicas de Estudo para Matemática;

Como se dar bem na Redação do Enem

Dicas para a Redação do Enem: clareza

Dicas para a Redação do Enem: coesão

Dicas para a Redação do Enem: concisão

Importância da correção gramatical

Importância da formalidade e uniformidade

Acesse Provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos e garantir uma boa nota no Exame.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis em diversas Instituições Brasileiras.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Sair da versão mobile