Benefícios e Malefícios da Internet

Benefícios e Malefícios da Internet

Benefícios e Malefícios da Internet

Benefícios e Malefícios da Internet, pois a rede mundial de computadores foi criada em plena Guerra Fria, com objetivos militares, pois ela seria uma das estratégias das forças armadas norte-americanas, para manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações.

Ao longo das décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico; pois estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

Anúncio

Desenvolvimento da Internet

Na década de 90 que a Internet começou a alcançar a população de todo o planeta; pois foi neste ano que o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir desta interface, a Internet cresceu em ritmo acelerado; pois muito acreditam que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão, inventada na década de 1950.

A Internet ganhou vários navegadores ou browsers tais como o Internet Explorer da Microsoft, o Netscape Navigator, Google e Mozila FireFox. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para acelerar este crescimento; pois ela foi incorporada a vários segmentos sociais, comerciais e educativos.

Benefícios e Malefícios da Internet

A modernização e utilização da internet não para de crescer, pois ela agrada aos mais diferentes usuários, desde os que buscam notícias, fofocas, comércio de produtos, jogos, brincadeiras, livros, conectividade e as redes sociais; e até criminosos, que tentam ganhar dinheiro roubando os usuários mais distraídos e desenformados, seja através de roubos de senha, sequestro digital, pornografia, chantagens e até pela violência psicológica como o cyberbullying.

Publicidade

Ela serve também para procura por uma vaga de emprego, para diversas ferramentas educacionais; além de outras infinitas possibilidades.

A internet modernizou as formas de ensino, aproximou as pessoas e as regiões, mas também abriu as portas para os criminosos praticarem crimes virtuais; além de aliciarem jovens para ceitas criminosas, que espalham a violência e a morte pelo planeta, em nome de uma religião.

Anúncio

 

Atualmente os usuários não conseguem se imaginar sem a utilização da internet; pois o planeta está cada vez mais conectado.

Publicidade

Marco regulatório da Internet no Brasil

Em 2014, foi aprovado o Marco Civil da Internet  no Congresso Nacional e Senado, que foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff, após longo período de debates e tramitação pelos poderes da república. Um dos principais pontos da lei é a implantação no Brasil do princípio da “neutralidade da rede”, que proíbe as empresas, que oferecem acesso à rede, tais como as operadoras de telefonia, de cobrarem pelo tipo de conteúdo que o internauta ou assinante acessa na rede.

Confira os principais perigos da Internet

-Vírus. Existem vários tipos de vírus e todos eles são prejudiciais para o computador, seja roubando dados ou destruindo todos os arquivos;

Anúncio

-Spams;

-Páginas falsas;

Anúncio

-E-mails maliciosos;

-Pessoas mal intencionadas;

-Sites de relacionamentos que estão entre os grandes vilões da internet;

-Violência psicológica.

Os principais cuidados em relação ao uso da internet são:

-Possuir um bom antivírus, de preferência que não seja gratuito;

-Evitar programa piratas em seu computador;

-Guardar fotos e arquivos importantes em CD’s, pendrives ou HD’s;

– Evitar emails de desconhecidos e o clique em seus anexos;

-Manter os aparelhos bloqueados por senhas.

Dicas Redação Enem

Consulte possíveis temas para Redação do Enem.

Consulte possíveis temas para Redação do Enem;

-Veja Redações  notas mil no Enem;

-Acesse Redações nota 1000 Enem 2016.

Acesse dicas de Redação.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis em diversas Instituições Brasileiras.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação, que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Sair da versão mobile