Entenda Cyberbullying ou Assédio Virtual

Entenda Cyberbullying ou Assédio Virtual

Entenda Cyberbullying ou Assédio Virtual

Entenda Cyberbullying ou Assédio Virtual, é derivado de uma palavra inglesa; que é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação; para dar apoio a comportamentos deliberados; repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o outro.

Entenda Cyberbullying ou Assédio Virtual

Geralmente o agressor utiliza a internet, seja no tablet, desktop ou celular, para enviar mensagens com imagens e comentários depreciativos, por mídias sociais, que se alastram rapidamente e tornam o bullying ainda mais perverso.

Anúncio

O espaço virtual, por ser ilimitado, possui um amplo poder de agressão; que deixa a vítima humilhada, acuada e intimidada em qualquer ambiente, mesmo fora da escola. Em muitos casos a vítima não consegue achar uma saída para o problema o que pode levar ao suicídio, por não saber se defender.

Cyberbullying é mais cruel que o tradicional

A crueldade do cyberbullying é maior que o tradicional, pois a agressão virtual possui um poder muito mais devastador e intimidador, pois atualmente o constrangimento acontece a todo momento; e se espalha com muita rapidez; além de ocupar amplos espaços além dos muros escolares.

A tecnologia permite que, em alguns casos, a dificuldade de identificar o(s) agressor(es); o que aumenta a sensação de impotência.

Publicidade

Com o aumento do crime virtual e o rastreamento das informações; os agressores têm sido encontrados e penalizados de acordo com a lei, mas que precisa ser mais enérgica e passar por atualizações.

Tormento Permanente

O cyberbullying é um tormento permanente, pois a internet provoca faz com a vítima não se sinta mais segura em lugar algum, em momento algum.

Anúncio

Na comparação com o bullying tradicional, bastava sair da escola e estar com os amigos de verdade para se sentir seguro. Agora, com sua intimidade invadida, todos podem ver os xingamentos e não existe fim de semana ou férias, tornando o espaço do medo ilimitado.

Prevenção e solução 

De acordo com os especialistas, a escola precisa encarar com seriedade as agressões entre os alunos. O cyberbullying não pode ser visto como uma brincadeira de criança. A busca pela solução ou pela prevenção inclui reunir todos; inclusive a equipe pedagógica, pais e alunos que estão ou não envolvidos diretamente; e garantir que tomem consciência de que existe um grave problema e a omissão poderá ser fatal.

Publicidade

Papel da Escola e da Família

A Escola e a Família deverão ensinar às crianças e adolescentes a olharem para o outro; a criarem relacionamentos saudáveis, em que os colegas tolerem as diferenças e tenham senso de proteção coletiva e de lealdade. Será preciso desenvolver no grupo a capacidade de se preocupar com o outro, construindo uma imagem positiva de si e de quem está no entorno. Conscientizar que a internet não é um mundo sem lei, que quaisquer crimes e ou irregularidades gerarão problemas e punições.

A internet é uma ferramente poderosa, que poderá atuar tanto para os benefícios, quanto para os malefícios, pois onde há descontrole e desrespeito haverá diversos problemas e geração de diferentes crimes.

Anúncio

Dicas Enem

A leitura será sua melhor aliada para elaborar um redação nota 1000 no Enem. Para isso leia jornais, revistas e assuntos que repercutem na sociedade de forma geral.

Aproveite para treinar elaborando textos que envolvam temas mais atuais. Analise algumas propostas abaixo e veja também redações nota 1000 no Enem.

Anúncio

Acesse outras dicas para o Enem

Acesse o que é cobrado no Enem?

Como a Redação do Enem é corrigida?

Universidades portuguesas que utilizam o Enem para ingresso;

Notas do corte por área de conhecimento;

Para que serve o Enem?

-Consulte possíveis temas para Redação do Enem.

Consulte possíveis temas para Redação do Enem;

-Veja Redações  notas mil no Enem;

-Acesse Redações nota 1000 Enem 2016.

Acesse dicas de Redação.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis em diversas Instituições Brasileiras.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação, que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Sair da versão mobile