• Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Blog do Vestibular
  • Home
  • Enem
  • Fies
  • Prouni
  • SiSU
  • Newsletter
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Enem
  • Fies
  • Prouni
  • SiSU
  • Newsletter
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Blog do Vestibular
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Home Exercícios

Questões sobre Descolonização africana

Descolonização africana: desafios e caminhos

1 de agosto de 2026
em Exercícios

Veja Também

Questões sobre Federalismo – parte 2

Questões sobre República da Espada – parte 2

Questões sobre Voto de cabresto – parte 2

A descolonização africana foi um processo histórico amplo, desigual e profundamente conectado às transformações do pós-Segunda Guerra Mundial. Em diferentes regiões do continente, a crise dos impérios europeus, a ação de movimentos nacionalistas e as disputas da Guerra Fria produziram trajetórias distintas de independência, negociação e conflito.

Compreender esse processo exige analisar tanto fatores internacionais quanto dinâmicas internas africanas, como lideranças políticas, mobilização popular, fronteiras herdadas do colonialismo e projetos de construção nacional. As questões a seguir exploram, em nível avançado, aspectos centrais da descolonização africana no campo da História da África.

Questões sobre Descolonização africana

Questão 01

No contexto da descolonização africana, qual fator contribuiu decisivamente para enfraquecer a legitimidade dos impérios coloniais europeus após 1945?

Gabarito: alternativa B). Correto. A guerra enfraqueceu economicamente e politicamente as metrópoles, favorecendo pressões anticoloniais.

Comentários por alternativa:

  • A) Mercantilismo refere-se a período anterior; não explica o contexto central do pós-1945 africano.
  • B) Correto. A guerra enfraqueceu economicamente e politicamente as metrópoles, favorecendo pressões anticoloniais.
  • C) Mudanças regionais no Sahel não foram o fator decisivo para a crise geral dos impérios.
  • D) Esse processo não foi determinante para a perda de legitimidade colonial na África.
  • E) A ONU criticou o colonialismo em vários fóruns; não atuou com neutralidade nesse tema.

Questão 02

Em muitos territórios africanos, a independência política não resultou imediatamente em estabilidade. Qual alternativa explica melhor essa situação histórica?

Gabarito: alternativa D). Correto. Heranças coloniais e desafios de construção do Estado marcaram o pós-independência em muitos países.

Comentários por alternativa:

  • A) As metrópoles não transferiram poder, em geral, para confederações étnicas estáveis desse tipo.
  • B) As redes comerciais mudaram, mas isso não explica de forma principal a instabilidade generalizada.
  • C) Houve numerosos movimentos nacionalistas com lideranças e programas, ainda que distintos entre si.
  • D) Correto. Heranças coloniais e desafios de construção do Estado marcaram o pós-independência em muitos países.
  • E) Muitos novos Estados buscaram reconhecimento, ajuda externa e inserção internacional, não isolamento.

Questão 03

A Conferência de Bandung, em 1955, é relevante para a descolonização africana porque

Gabarito: alternativa A). Correto. Bandung fortaleceu a articulação política anticolonial entre países afro-asiáticos.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Bandung fortaleceu a articulação política anticolonial entre países afro-asiáticos.
  • B) Bandung não criou protetorados; seu peso foi político e diplomático, não colonial.
  • C) Não houve divisão militar da África em Bandung; isso distorce seu caráter político.
  • D) A conferência não instituiu tutela da ONU sobre colônias portuguesas.
  • E) Bandung não criou banco continental com essa finalidade.

Questão 04

A respeito das diferenças entre os processos de independência na África, qual interpretação histórica é mais adequada?

Gabarito: alternativa E). Correto. A descolonização africana foi diversa e combinou negociações, conflitos e contextos específicos.

Comentários por alternativa:

  • A) A experiência africana não foi uniforme; houve guerras, negociações e diferentes graus de interferência externa.
  • B) Em vários casos ocorreram conflitos armados e rupturas importantes, contrariando essa leitura homogênea.
  • C) Fatores naturais não explicam de modo principal a diversidade dos processos de independência.
  • D) Os movimentos nacionalistas eram heterogêneos em composição, programa e apoios recebidos.
  • E) Correto. A descolonização africana foi diversa e combinou negociações, conflitos e contextos específicos.

Questão 05

A longa luta de independência em Angola esteve ligada, entre outros fatores, à

Gabarito: alternativa C). Correto. Angola viveu uma descolonização marcada pela resistência portuguesa e por guerra prolongada.

Comentários por alternativa:

  • A) A Liga Árabe não foi o eixo decisivo da independência angolana.
  • B) A independência angolana não ocorreu por simples transferência pactuada via plebiscito rural.
  • C) Correto. Angola viveu uma descolonização marcada pela resistência portuguesa e por guerra prolongada.
  • D) Os grupos nacionalistas não se desmobilizaram precocemente; a luta se intensificou.
  • E) Houve rivalidades entre movimentos, não união duradoura entre todos eles.

Questão 06

Ao analisar a relação entre Guerra Fria e descolonização africana, qual alternativa apresenta a leitura mais consistente?

Gabarito: alternativa B). Correto. A Guerra Fria influenciou o processo, mas não substituiu os fatores internos africanos.

Comentários por alternativa:

  • A) Muitos movimentos buscaram ou receberam apoios externos; o impacto internacional não foi reduzido.
  • B) Correto. A Guerra Fria influenciou o processo, mas não substituiu os fatores internos africanos.
  • C) Essa explicação apaga a agência africana e exagera o determinismo bipolar.
  • D) A influência da Guerra Fria alcançou várias regiões africanas, não apenas o norte.
  • E) As disputas da Guerra Fria interferiram também durante as lutas de independência.

Questão 07

No processo de independência do Congo em 1960, a crise política inicial evidenciou

Gabarito: alternativa E). Correto. A crise congolesa revelou fragilidades institucionais e tensões legadas pelo colonialismo belga.

Comentários por alternativa:

  • A) O Congo não possuía administração nacional plenamente consolidada ao se tornar independente.
  • B) As disputas regionais e militares se intensificaram, não foram rapidamente superadas.
  • C) O cenário inicial foi instável, sem predomínio estável desse tipo desde o começo.
  • D) Houve forte envolvimento externo, e não neutralização completa das tensões.
  • E) Correto. A crise congolesa revelou fragilidades institucionais e tensões legadas pelo colonialismo belga.

Questão 08

Em relação ao princípio da manutenção de fronteiras herdadas do período colonial, associado à formação dos novos Estados africanos, qual análise é historicamente mais precisa?

Gabarito: alternativa A). Correto. Manter fronteiras visava conter conflitos maiores, apesar de muitos limites coloniais problemáticos.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Manter fronteiras visava conter conflitos maiores, apesar de muitos limites coloniais problemáticos.
  • B) Não se tratava de restaurar fronteiras pré-coloniais consensuais em escala continental.
  • C) As fronteiras coloniais frequentemente não correspondiam às realidades locais africanas.
  • D) O objetivo não era preparar retorno metropolitano à administração colonial.
  • E) O princípio não foi criado para bloquear organizações regionais africanas.

Questão 09

Uma diferença importante entre Gana e Argélia nos processos de independência foi que

Gabarito: alternativa D). Correto. Gana é exemplo de transição negociada; a Argélia, de luta armada contra a França.

Comentários por alternativa:

  • A) O contraste histórico foi inverso: Argélia teve guerra longa; Gana, via negociada.
  • B) Gana foi colônia britânica e a Argélia esteve sob domínio francês.
  • C) Gana tornou-se independente em 1957, não antes de 1945.
  • D) Correto. Gana é exemplo de transição negociada; a Argélia, de luta armada contra a França.
  • E) Gana alcançou independência, não permaneceu com estatuto colonial.

Questão 10

Ao estudar a atuação de lideranças e movimentos nacionalistas africanos, qual conclusão melhor sintetiza seu papel na descolonização?

Gabarito: alternativa C). Correto. Movimentos e lideranças foram centrais na mobilização anticolonial e na conquista da independência.

Comentários por alternativa:

  • A) Muitos movimentos priorizaram mobilização política e ruptura anticolonial, não mera reprodução administrativa.
  • B) A agência africana foi central; a independência não decorreu quase exclusivamente de decisões europeias.
  • C) Correto. Movimentos e lideranças foram centrais na mobilização anticolonial e na conquista da independência.
  • D) As estratégias variaram amplamente conforme território, liderança e contexto político-social.
  • E) Essas lideranças tiveram forte atuação nas lutas políticas anticoloniais, não papel limitado.

Continue estudando este tema

  • QuestõesQuestões sobre História da África
  • QuestõesQuestões sobre História da África – parte 2
  • QuestõesQuestões sobre Diversidade dos povos africanos
  • QuestõesQuestões sobre Diversidade dos povos africanos – parte 2
  • TeoriaResumo sobre Diversidade dos povos africanos
  • QuestõesQuestões sobre Reinos e impérios africanos
  • QuestõesQuestões sobre Reinos e impérios africanos – parte 2
  • TeoriaResumo sobre Reinos e impérios africanos
  • QuestõesQuestões sobre Império do Mali
  • QuestõesQuestões sobre Império do Mali – parte 2
  • TeoriaResumo sobre Império do Mali
  • QuestõesQuestões sobre Reino do Congo

EnviarCompartilharCompartilharTweetCompartilhar
Postagem Anterior

Resumo sobre Partilha da África

Próxima Postagem

Questões sobre Descolonização africana – parte 2

Postagens Relacionadas

Questões sobre Federalismo – parte 2

1 de agosto de 2026

Questões sobre República da Espada – parte 2

1 de agosto de 2026

Questões sobre Voto de cabresto – parte 2

Questões sobre Revolta da Armada

Questões sobre Revolução Federalista – parte 2

Questões sobre Revolta da Chibata – parte 2

Próxima Postagem
Prepare-se para provas do Vestibular e Enem com Questões comentadas

Questões sobre a Guerra dos Trinta Anos - parte 2

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

PESQUISAR

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Últimas Notícias

Resumo sobre Primeira República

1 de agosto de 2026

Resumo sobre Crise da República Oligárquica

1 de agosto de 2026

Questões sobre Crise da República Oligárquica – parte 2

1 de agosto de 2026

Questões sobre Crise da República Oligárquica

1 de agosto de 2026
  • Tendência
  • Comentários
  • Mais Recente
Sisu+ 2026: Veja quem pode participar e quais são os requisitos

Sisu+ 2026: Inscrições, datas, regras e quem pode participar

29 de maio de 2026
Programa Pé de Meia: Benefícios e requisitos

Pé-de-Meia 2026: Calendário, valores, consulta e quem tem direito

1 de junho de 2026
Prouni

Quando abre a inscrição do Prouni 2024.2?

1 de julho de 2024
Programa Pé de Meia: Benefícios e requisitos

Pé-de-Meia 2026: Veja como liberar e movimentar a conta pelo Caixa Tem

13 de julho de 2026
Proposta de Redação: Quanta custa a violência no Brasil?

Enem 2017 publicação do edital em fevereiro

61

Dicas para o que levar para a Prova Encceja 2018, no próximo dia 5 de agosto

30

Unimontes divulga edital e inscrições referentes ao PAES 2018

27
Encceja 2017: Dicas prova

Encceja: Cronograma e Locais de provas

26

Resumo sobre Primeira República

1 de agosto de 2026

Resumo sobre Crise da República Oligárquica

1 de agosto de 2026

Questões sobre Crise da República Oligárquica – parte 2

1 de agosto de 2026

Questões sobre Crise da República Oligárquica

1 de agosto de 2026
  • Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

© 2024 Blog do Vestibular e Notícias.