• Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Blog do Vestibular
  • Home
  • Enem
  • Fies
  • Prouni
  • SiSU
  • Newsletter
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Enem
  • Fies
  • Prouni
  • SiSU
  • Newsletter
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Blog do Vestibular
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Home Exercícios

Questões sobre Formação dos primeiros Estados

Desafios sobre os primeiros Estados orientais

5 de setembro de 2026
em Exercícios

Veja Também

Questões sobre Clima do Tocantins

Questões sobre Vegetação do Tocantins

Questões sobre Economia do Tocantins

A formação dos primeiros Estados na Antiguidade Oriental esteve ligada a mudanças profundas nas relações de trabalho, no controle do território, na produção agrícola e na capacidade de organizar coletividades numerosas. Em regiões como Mesopotâmia, Egito, vale do Indo e China antiga, o poder político se consolidou em conexão com a administração dos recursos, a guerra, a tributação e a legitimação religiosa.

Neste conjunto de questões, o foco recai sobre os processos que explicam o surgimento dessas estruturas estatais, sem confundir o tema com períodos posteriores ou com formas modernas de governo. As perguntas exigem comparação histórica, leitura de contexto e compreensão das bases materiais, sociais e simbólicas dos primeiros Estados orientais.

Como estudar Antiguidade Oriental com questões e conteúdos relacionados

Ao estudar a formação dos primeiros Estados, vale observar como poder, território e identidade coletiva se organizaram em diferentes povos do Oriente Antigo. Nesse caminho, questões sobre Hebreus ajudam a comparar experiências políticas e religiosas, enquanto resumo sobre Hebreus retoma seus principais traços históricos. A consolidação estatal também dependeu de registros e normas, tema aprofundado em questões sobre Escrita, em uma seleção complementar de questões sobre Escrita e no resumo sobre Escrita. Para ampliar essa frente, há ainda novos exercícios para aprofundar Hebreus.

A base material desses Estados aparece com clareza quando se relacionam produção agrícola, circulação de bens e expansão territorial. Por isso, questões sobre Agricultura e grandes rios mostram a importância do meio geográfico, e resumo sobre Agricultura e grandes rios sintetiza essa relação. Você também pode fazer mais atividades de revisão sobre Agricultura e grandes rios. Já questões sobre Comércio, outros exercícios voltados a Comércio e resumo sobre Comércio ajudam a entender trocas, tributos e redes econômicas. Nesse cenário, questões sobre Fenícios, uma continuidade da prática sobre Fenícios e resumo sobre Fenícios mostram um caso importante de dinamismo mercantil.

A formação dos primeiros Estados também envolveu hierarquias sociais, centralização administrativa e grandes impérios. Para revisar essas dimensões, explore questões sobre Estrutura social, mais atividades de revisão sobre Estrutura social e resumo sobre Estrutura social, além de questões sobre Organização política, uma continuidade da prática sobre Organização política e resumo sobre Organização política. Entre os exemplos históricos, questões sobre Mesopotâmia, outros exercícios voltados a Mesopotâmia e resumo sobre Mesopotâmia esclarecem experiências pioneiras, enquanto questões sobre Persas, uma seleção complementar de questões sobre Persas e resumo sobre Persas ampliam a análise imperial.

Para fechar o estudo, é útil conectar o tema a recortes mais amplos e a casos específicos da Antiguidade Oriental. questões sobre Antiguidade Oriental, novos exercícios para aprofundar Antiguidade Oriental e resumo sobre Antiguidade Oriental ajudam na visão de conjunto. A dimensão simbólica aparece em questões sobre Religião, novos exercícios para aprofundar Religião e resumo sobre Religião. Já questões sobre Egito Antigo, mais atividades de revisão sobre Egito Antigo e resumo sobre Egito Antigo exemplificam um Estado centralizado duradouro. Para retomar o foco da página, consulte também resumo sobre Formação dos primeiros Estados e uma seleção complementar de questões sobre Formação dos primeiros Estados.

Questões sobre Formação dos primeiros Estados

Questão 01

Em estudos sobre a Antiguidade Oriental, a formação dos primeiros Estados costuma ser associada ao aumento da complexidade social. Qual elemento melhor explica esse processo em várias regiões orientais?

Gabarito: alternativa B). Correto. Excedente, divisão do trabalho e centralização administrativa aparecem como bases recorrentes da formação estatal no Oriente antigo.

Comentários por alternativa:

  • A) Impérios marítimos e comerciantes independentes não explicam, de modo geral, o surgimento inicial dos Estados orientais continentais.
  • B) Correto. Excedente, divisão do trabalho e centralização administrativa aparecem como bases recorrentes da formação estatal no Oriente antigo.
  • C) A religião, em muitos casos, legitimou o poder político, em vez de ser rejeitada como base de organização.
  • D) A irrigação fortaleceu a coordenação política em diversas regiões, não seu desaparecimento.
  • E) Burocracias estáveis estiveram ligadas sobretudo a centros sedentários com produção agrícola regular.

Questão 02

Ao comparar diferentes sociedades da Antiguidade Oriental, qual interpretação explica melhor por que grandes obras hidráulicas frequentemente aparecem associadas à formação do Estado?

Gabarito: alternativa D). Correto. A gestão da água exigia coordenação e reforçava estruturas administrativas e políticas permanentes.

Comentários por alternativa:

  • A) O prestígio religioso importava, mas a produção agrícola e a organização do trabalho também foram decisivos.
  • B) Nas formações orientais iniciais, a agricultura teve papel central, não secundário, na sustentação do Estado.
  • C) Em muitos casos, a irrigação aumentou a necessidade de coordenação, registros e mediação política.
  • D) Correto. A gestão da água exigia coordenação e reforçava estruturas administrativas e políticas permanentes.
  • E) A autonomia familiar não explica adequadamente sistemas extensos de irrigação e controle do excedente.

Questão 03

Na formação dos primeiros Estados da Antiguidade Oriental, a escrita teve papel relevante porque possibilitou, entre outros aspectos,

Gabarito: alternativa A). Correto. A escrita fortaleceu a administração ao registrar tributos, propriedades e deveres coletivos.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. A escrita fortaleceu a administração ao registrar tributos, propriedades e deveres coletivos.
  • B) A tradição oral permaneceu importante, e a escrita inicial teve forte uso administrativo, não participação política ampla.
  • C) A alfabetização era restrita; a escrita não se difundiu imediatamente entre os camponeses.
  • D) Práticas religiosas seguiram centrais e, muitas vezes, articuladas ao poder político.
  • E) Documentos não impediram conflitos; disputas territoriais e políticas continuaram frequentes.

Questão 04

Em uma análise histórica, por que a cobrança de tributos foi um elemento decisivo na consolidação dos primeiros Estados orientais?

Gabarito: alternativa E). Correto. Tributos sustentavam a máquina estatal e reforçavam hierarquias e centralização.

Comentários por alternativa:

  • A) Moeda não foi a base principal da tributação inicial; excedentes agrícolas tiveram grande peso.
  • B) A tributação teve efeitos permanentes sobre burocracia, hierarquia e capacidade de mando.
  • C) Força e religião continuaram importantes na sustentação e legitimação do poder estatal.
  • D) A tributação costumava reforçar diferenças sociais, não dissolvê-las de modo equilibrado.
  • E) Correto. Tributos sustentavam a máquina estatal e reforçavam hierarquias e centralização.

Questão 05

A legitimação religiosa do poder político nos primeiros Estados orientais pode ser compreendida como

Gabarito: alternativa C). Correto. A sacralização do poder reforçava a autoridade e a coesão social.

Comentários por alternativa:

  • A) Ela apareceu também em outras formações estatais orientais, com variações locais.
  • B) A legitimação religiosa podia atuar de modo contínuo na autoridade cotidiana.
  • C) Correto. A sacralização do poder reforçava a autoridade e a coesão social.
  • D) A religião teve forte relação com a ordem social e política.
  • E) Burocracia e religião podiam atuar juntas, não como esferas excludentes.

Questão 06

Ao estudar a formação do Estado no Egito e na Mesopotâmia, qual comparação é historicamente mais adequada?

Gabarito: alternativa B). Correto. Ambas tinham base agrária fluvial, mas desenvolveram formas políticas diferentes.

Comentários por alternativa:

  • A) A navegação oceânica não explica a formação inicial desses Estados; a agricultura foi central.
  • B) Correto. Ambas tinham base agrária fluvial, mas desenvolveram formas políticas diferentes.
  • C) A concentração de excedentes e o comando administrativo foram importantes em ambos os casos.
  • D) A escrita foi relevante também na Mesopotâmia; o Egito não se organizou exclusivamente por documentos.
  • E) Religião, guerra e obras coletivas tiveram papel importante nessas formações.

Questão 07

A diferenciação social observada na formação dos primeiros Estados orientais esteve relacionada, entre outros fatores,

Gabarito: alternativa E). Correto. Excedente, controle da terra e especialização fortaleceram hierarquias sociais.

Comentários por alternativa:

  • A) A formação estatal não decorreu da redução agrícola, mas da capacidade de controlar excedentes.
  • B) Os Estados se apoiaram em autoridades permanentes e funções especializadas.
  • C) As atividades religiosas frequentemente reforçaram, e não impediram, as hierarquias.
  • D) Obrigações de trabalho foram importantes em várias formações estatais orientais.
  • E) Correto. Excedente, controle da terra e especialização fortaleceram hierarquias sociais.

Questão 08

Em uma perspectiva histórica mais ampla, qual fator ajuda a distinguir o Estado das formas anteriores de chefia local na Antiguidade Oriental?

Gabarito: alternativa A). Correto. O Estado se distingue pela institucionalização do poder sobre território e população.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. O Estado se distingue pela institucionalização do poder sobre território e população.
  • B) Isso descreve melhor formas pré-estatais ou menos centralizadas de autoridade.
  • C) Costumes locais e mediação ocasional não definem o poder estatal propriamente dito.
  • D) Liderança carismática episódica não basta para caracterizar estrutura estatal consolidada.
  • E) Cultos e tradições podem existir com ou sem Estado; não são critério suficiente.

Questão 09

Entre as interpretações sobre a origem dos primeiros Estados orientais, qual formulação está mais de acordo com a historiografia escolar atual?

Gabarito: alternativa D). Correto. A formação do Estado foi processual e envolveu vários fatores interligados.

Comentários por alternativa:

  • A) A historiografia destaca processos graduais, não decisões repentinas isoladas.
  • B) Moeda metálica não foi o fator principal na origem dos primeiros Estados orientais.
  • C) Autoridades religiosas frequentemente participaram da legitimação do poder estatal inicial.
  • D) Correto. A formação do Estado foi processual e envolveu vários fatores interligados.
  • E) Registros administrativos e jurídicos tiveram papel central, não secundário.

Questão 10

Considere a seguinte situação hipotética: uma região fluvial apresenta crescimento agrícola, aumento populacional, obras de irrigação, conflitos por terras e surgimento de escribas. Qual conclusão histórica é mais consistente?

Gabarito: alternativa C). Correto. O conjunto favorece a centralização e a formação de estruturas estatais.

Comentários por alternativa:

  • A) Conflitos e crescimento podem impulsionar instituições centralizadas, não bloqueá-las necessariamente.
  • B) Escrita e irrigação geralmente ampliaram, e não enfraqueceram, a capacidade de governo.
  • C) Correto. O conjunto favorece a centralização e a formação de estruturas estatais.
  • D) O cenário descrito é agrário-fluvial, não prioritariamente marítimo-comercial.
  • E) A religião frequentemente continuou relevante na legitimação do poder emergente.

Continue estudando este tema

  • QuestõesQuestões sobre Antiguidade Oriental
  • QuestõesQuestões sobre Antiguidade Oriental – parte 2
  • QuestõesQuestões sobre Mesopotâmia
  • QuestõesQuestões sobre Mesopotâmia – parte 2
  • TeoriaResumo sobre Mesopotâmia
  • QuestõesQuestões sobre Egito Antigo
  • QuestõesQuestões sobre Egito Antigo – parte 2
  • TeoriaResumo sobre Egito Antigo
  • QuestõesQuestões sobre Hebreus
  • QuestõesQuestões sobre Hebreus – parte 2
  • TeoriaResumo sobre Hebreus
  • QuestõesQuestões sobre Fenícios

EnviarCompartilharCompartilharTweetCompartilhar
Postagem Anterior

Resumo sobre Estrutura social

Próxima Postagem

Questões sobre Formação dos primeiros Estados – parte 2

Postagens Relacionadas

Questões sobre Clima do Tocantins

20 de setembro de 2026

Questões sobre Vegetação do Tocantins

20 de setembro de 2026

Questões sobre Economia do Tocantins

Questões sobre Hidrografia do Tocantins

Questões sobre a Geografia do Tocantins

Questões sobre a Geografia do Tocantins – parte 2

Próxima Postagem
Dúvidas de Português

Acessá-lo ou acessa-lo: como se escreve?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

PESQUISAR

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Últimas Notícias

mudanças enem

Correção da redação do Enem 2026: veja as 5 competências e como a nota é calculada

3 de novembro de 2026

Casasse ou casa-se: qual é a diferença?

3 de novembro de 2026
informações paes uema 2027

PAES Uema 2027 divulga locais de prova em 16 de novembro; exame será em 22/11

3 de novembro de 2026
mudanças enem

Enem 2026: portões fecham às 13h nos dois dias; veja horários de 8 e 15 de novembro

3 de novembro de 2026
  • Tendência
  • Comentários
  • Mais Recente
Pé-de-meia: a poupança do Ensino Médio

Pé-de-Meia bloqueado: entenda por que a parcela não caiu e como resolver

16 de agosto de 2026
Pé-de-meia: a poupança do Ensino Médio

Pé-de-Meia libera R$ 200 em setembro de 2026; confira as datas dos depósitos

8 de setembro de 2026
Sisu+ 2026: Veja quem pode participar e quais são os requisitos

Sisu+ 2026: Inscrições, datas, regras e quem pode participar

29 de maio de 2026
Pé-de-Meia

Pé-de-Meia em julho: veja por que o pagamento pode não ter sido depositado

9 de agosto de 2026
Proposta de Redação: Quanta custa a violência no Brasil?

Enem 2017 publicação do edital em fevereiro

61

Dicas para o que levar para a Prova Encceja 2018, no próximo dia 5 de agosto

30

Unimontes divulga edital e inscrições referentes ao PAES 2018

27
Encceja 2017: Dicas prova

Encceja: Cronograma e Locais de provas

26
mudanças enem

Correção da redação do Enem 2026: veja as 5 competências e como a nota é calculada

3 de novembro de 2026

Casasse ou casa-se: qual é a diferença?

3 de novembro de 2026
informações paes uema 2027

PAES Uema 2027 divulga locais de prova em 16 de novembro; exame será em 22/11

3 de novembro de 2026
mudanças enem

Enem 2026: portões fecham às 13h nos dois dias; veja horários de 8 e 15 de novembro

3 de novembro de 2026
  • Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

© 2024 Blog do Vestibular e Notícias.