A Uerj abriu nesta sexta-feira (17) as inscrições para o 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2027, etapa de acesso aos cursos de graduação da universidade. O prazo segue até 7 de agosto, e a taxa de R$ 100,00 deve ser paga até 10 de agosto.
Quem pode se inscrever
Podem participar candidatos que tenham concluído o ensino médio ou estejam cursando o último ano. O exame é indicado para quem não fez o primeiro Exame de Qualificação, realizado em junho, ou para quem deseja melhorar a pontuação obtida.
Como funciona o exame
A prova está marcada para 6 de setembro e terá 60 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas em quatro áreas:
- Linguagens
- Matemática
- Ciências da Natureza
- Ciências Humanas
Também é indicada a leitura do romance “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo.
Orientação da Uerj para os candidatos
A diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Depsea), Marcia Gonçalves, afirma que o exame busca avaliar habilidades e competências relacionadas a identificar, interpretar, comparar e discutir. Ela também orienta que os candidatos leiam atentamente o edital, estudem por provas anteriores e consultem a Revista Eletrônica do Vestibular, onde há questões com gabaritos comentados.
Marcia Gonçalves destaca ainda que o candidato deve estar atento ao mundo e exercer olhar crítico sobre os acontecimentos contemporâneos, além de se dedicar aos conteúdos específicos das matérias básicas do Ensino Médio.
Etapa seguinte do Vestibular Estadual
O candidato aprovado com pontuação acima de 40%, correspondente aos conceitos A, B, C e D, em pelo menos um dos Exames de Qualificação poderá se inscrever no Exame Discursivo, segunda fase do Vestibular. Essa etapa é composta por uma redação e dois testes específicos, de acordo com a opção de curso.
Atendimento para inscrição
O Depsea disponibilizará acesso à internet para a inscrição no 2º Exame de Qualificação no Laboratório de Informática, localizado no Pavilhão João Lyra Filho, andar térreo, campus Maracanã, em dias úteis, das 10h às 16h.
Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail vestibular@dsea.uerj.br ou pelos telefones (21) 2334-0239, 2334-0275 e 2334-0669.
A gravação da palestra sobre “O Cortiço”, ministrada pelo professor Flávio Carneiro em 18 de agosto, às 15h, no auditório 11 do campus Maracanã, ficará disponível no YouTube.
Mais informações no site da instituição.












