Questão resolvida sobre vírus, da FCMPB

(FCMPB/2020-2) Infecções respiratórias agudas, são causas importantes de
morbidade e mortalidade em todo o mundo; os vírus são considerados os agentes etiológicos predominantes dessa patologia, sejam como patógenos principais, ou predispondo indivíduos a infecções bacterianas secundárias; as
manifestações clínicas graves associadas a doenças do trato respiratório inferior são frequentemente observadas em indivíduos com fatores de risco, como por exemplo, a cardiopatia, pneumopatia e outras condições crônicas como diabetes, obesidade e asma. Em relação, as características estruturais e ao mecanismo de multiplicação dos vírus é possível afirmar.
I. O vírus são agentes infecciosos muito pequenos, filtráveis e têm poucas ou mesmo nenhuma enzima própria para seu metabolismo, e assim são, parasitos intracelulares obrigatórios.
II. Os vírus são constituídos por um único tipo de ácido nucleico, o ácido ribonucleico ou RNA, e não precisam se multiplicar no interior de células vivas.
III. Os vírus são constituídos por um revestimento proteico, às vezes recoberto por um envelope de lipídeos, proteínas e carboidratos que envolve o ácido nucleico.
IV. Os vírus são constituídos por um revestimento lipídico, recoberto por um envelope de ácido nucleico e carboidratos que envolve as proteínas.
V. Os vírus geralmente, são constituídos por um único tipo de ácido nucleico, DNA ou RNA; multiplicam-se no interior das células vivas utilizando a maquinaria de síntese celular.
É correto apenas o que se afirma em,
A) I e IV
B) II e III
C) I, III e V
D) V apenas
E) III e V

RESOLUÇÃO:
I. Verdadeira.
II. Falsa. Os vírus possuem apenas um tipo de ácido nucleico; contudo, esse ácido nucleico pode ser o RNA ou o DNA.
III. Verdadeira.
IV. Falso. Os ácidos nucleicos ficam no “miolo” do vírus, envoltos pelo capsídeo (natureza proteica) e, em alguns casos, pelo envelope viral (de composição similar à membrana plasmática = lipoproteica).
V. Verdadeiro.
Resp.: C
(Questão anulada pela banca elaboradora de provas da FCMPB)

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre reprodução do vírus Ebola, da Cesmac

Sair da versão mobile