Questão resolvida sobre modernismo no Brasil, da Unicamp

(Unicamp/2020) Que dizer das personagens? Creio que têm a força e ao mesmo tempo a fraqueza da caricatura. Mas, pensando melhor, não poderemos também alegar em defesa do romancista que a caricatura é uma tendência reconhecida e aceita da arte moderna, principalmente da pintura? Não haverá muito de deformação na obra de grandes pintores como Portinari, Di Cavalcante e Segall – todos eles inconformados com a sociedade em que vivem?
(Adaptado de Erico Verissimo, Prefácio, em Caminhos Cruzados. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 20-21.)

Anúncio

Tarsila do Amaral, A negra, 1923.
Coleção Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo.

A ideia de deformação aplica-se ao quadro de Tarsila e ao romance Caminhos cruzados, de Érico Veríssimo, porque tal procedimento artístico acentua
A) a crítica do modernismo à violência da escravidão e às desigualdades sociais, presentes no quadro e nas personagens do romance, respectivamente.
B) o imaginário da burguesia nacional, pois tanto as protagonistas do romance quanto a imagem da mulher negra retratam os traços característicos das reformas sociais do Estado Novo.
C) os princípios estéticos do movimento modernista, pois as duas expressões artísticas apresentam-se como reflexo dos valores da elite cafeeira paulista.
D) a moral implícita da modernidade, pois o narrador do livro e a representação do corpo negro criticam o comportamento social das personagens femininas no
século XX.

RESOLUÇÃO:
O representa a caricatura de uma mulher negra, com seios e lábios muito acentuados.
Os seios muito volumosos deixam muito evidente a ideia de “ama-de-leite” ou “mãe-negra”.
E em Caminhos Cruzados, Érico Veríssimo narra episódios na vida de duas dezenas de personagens em Porto Alegre, na década de 1930, e faz uma vigorosa crítica aos desníveis sociais e à hipocrisia moral de nossa sociedade.
Resp.: A

Publicidade

VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre o poema “O Trovador”, do Enem 2012

Sair da versão mobile