Questão sobre polímeros em fraldas descartáveis, do Enem

Veja questão sobre polímero e atrações intermoleculares

(Enem/2013) As fraldas descartáveis que contêm o polímero poliacrilato de sódio (1) são mais eficientes na retenção de água que as fraldas de pano convencionais, constituídas de fibras de celulose (2).

CURI, D. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 23, maio 2006 (adaptado).

Anúncio

 

A maior eficiência dessas fraldas descartáveis, em relação às de pano, deve-se às
A) interações dipolo-dipolo mais fortes entre o poliacrilato e a água, em relação às ligações de hidrogênio entre a celulose e as moléculas de água.
B) interações íon-íon mais fortes entre o poliacrilato e as moléculas de água, em relação às ligações de hidrogênio entre a celulose e as moléculas de água.
C) ligações de hidrogênio mais fortes entre o poliacrilato e a água, em relação às interações íon-dipolo entre a celulose e as moléculas de água.
D) ligações de hidrogênio mais fortes entre o poliacrilato e as moléculas de água, em relação às interações dipolo induzido-dipolo induzido entre a celulose e as moléculas de água.
E) interações íon-dipolo mais fortes entre o poliacrilato e as moléculas de água, em relação às ligações de hidrogênio entre a celulose e as moléculas de água.

Resolução:
A água forma uma atração do tipo íon-dipolo com o grupo (-ONa+) presente no polímero. Essa atração é a mais forte das atrações intermoleculares. Entre a celulose e a água formam-se ligações de hidrogênio, também bastante fortes.
Resp.: E

Publicidade

Veja também:
Questão comentada sobre ligações, polaridade e geometria molecular.

Sair da versão mobile