Questão comentada sobre efeitos da radiação, da UFT

(UFT/2011.2) O maior terremoto da história do Japão, ocorrido recentemente, trouxe à tona a questão do uso da energia nuclear, devido ao vazamento radioativo ocorrido na Usina de Fukushima. Dois outros grandes acidentes nucleares ocorreram, o de Three Mile Island em 1979, nos Estados Unidos e o de Chernobyl, na Ucrânia em 1986. Sobre os efeitos da radiação em células e organismos, é INCORRETO afirmar que:
A) Podem causar alterações genéticas que prejudiquem o sistema de controle de divisão celular levando a uma multiplicação incontrolada das células predispondo-as ao surgimento de um tumor.
B) Se a radiação afetar apenas as células somáticas de um organismo sexuado, a sua prole, necessariamente, será afetada.
C) Deleções, inversões, duplicações e translocações são alguns tipos de alterações que podem ocorrer no material genético de organismos afetados pelas radiações.
D) Bactérias, vegetais e animais podem estar sujeitos a alterações genéticas espontâneas ou induzidas, as quais podem ser bem toleradas pelo organismo ou dependendo da taxa de contaminação radioativa estas alterações podem ser maléficas e até deletérias.
E) Diversos tipos de tumores podem surgir em um organismo afetado por altas taxas de radiação, se os mesmos ficarem restritos ao local de surgimento são considerados benignos, porém, se tiverem a capacidade de invadir outros tecidos são ditos malignos.

RESOLUÇÃO:
Um grave problema devido à  radiação, é a alteração do DNA, que pode desencadear um câncer. Para que uma mutação seja transmitida à prole, é necessário que ela atinja as células reprodutoras.
Resp.: B

Anúncio

Veja também:
Questão comentada sobre acidente em Chernobyl, da Unicamp 2019.

Sair da versão mobile