Questão comentada sobre estudo da sociedade, da UEL

(UEL/2015) Leia o texto a seguir.
Lembra-te de que tempo é dinheiro; aquele que pode ganhar dez xelins por dia por seu trabalho e vai passear, ou fica vadiando metade do dia, embora não despenda mais do que seis pence durante seu divertimento ou vadiação, não deve computar apenas essa despesa; gastou, na realidade, ou melhor, jogou fora, cinco xelins a mais.
(WEBER, M. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Pioneira; Brasília: UNB, 1981, p.29.)
O conselho de Benjamin Franklin é analisado por Max Weber (1864-1920) na obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
Com base nessa obra, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a compreensão weberiana sobre o sentido da conduta do indivíduo na formação do capitalismo moderno ocidental.
A) Tradicionalidade.
B) Racionalidade.
C) Funcionalidade.
D) Utilitariedade.
E) Organicidade.

RESOLUÇÃO (Comentários da banca elaboradora da UEL)
A) Incorreta, pois, de acordo com os estudos de Max Weber, a formação do capitalismo moderno no Ocidente tem a sua singularidade histórica no uso da racionalidade para a orientação da conduta individual, o que difere da ação social orientada pela tradição.
b) Correta, pois a racionalidade é a categoria explicativa encontrada por Max Weber para explicar compreensivamente o
sentido da conduta do indivíduo na formação do capitalismo moderno no Ocidente.
C) Incorreta, pois, de acordo com os estudos de Max Weber, a formação do capitalismo moderno no Ocidente tem a sua singularidade histórica no uso da racionalidade para a orientação da conduta individual. É a noção de racionalidade
que lhe permite explicar a formação das condições que contribuíram para o desenvolvimento do capitalismo moderno.
Por outro lado, a sociologia weberiana rejeita as noções de função ou funcionalidade para a explicação dos fenômenos sociais.
D) Incorreta, pois a tese weberiana sobre as condições que contribuíram para o desenvolvimento do capitalismo moderno ocidental rejeita direta e explicitamente a tese do utilitarismo, conforme se verifica nas partes iniciais
de A Ética Protestante.
Resp.: B

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre taylorismo e fordismo, do Enem 2013

Sair da versão mobile