Questão comentada sobre questão indígena, da UPE 2018

(UPE/2018) Pernambuco sofreu forte influência da herança indígena na composição de sua identidade cultural. Sobre esse assunto, analise os itens a seguir:
I. Na linguagem, a contribuição indígena teve maior influência em relação aos termos utilizados pelas artes plásticas e às músicas que retratam a vida da região litorânea de Pernambuco. No entanto, no dia a dia, essa herança linguística foi rejeitada, adotando-se as expressões africanas.
II. Macaxeira, beiju, pamonha e canjica são alimentos de herança indígena, bastante consumidos hoje, em Pernambuco, principalmente em grandes festas populares ao longo do ano.
III. Os hábitos cotidianos são importantes para a constituição cultural de um povo. O banho diário foi um desses hábitos deixados pelos indígenas à cultura pernambucana.
IV. A cerâmica é uma técnica utilizada pelos indígenas para guardar alimentos, servindo como objeto decorativo ou religioso. Em Pernambuco, o uso dessa técnica sofreu críticas por parte dos artistas pelo fato de distorcer a origem cultural do estado.
V. Os cultos indígenas são percebidos na cultura pernambucana, em manifestações populares, como no maracatu rural e em rituais de jurema ou de umbanda, existentes em diferentes regiões do Estado.
Estão CORRETOS
A) I, II e III.
B) II, IV e V.
C) II, III e V.
D) I e V.
E) III e IV.

RESOLUÇÃO:
Estão incorretos os itens I e IV.
Ao contrário do que está sendo afirmado nestes itens, a herança indígena passa por um processo de revitalização (não de rejeição e de crítica).
Resp.: C

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre Movimentos Abolicionistas, do Enem 2018

Sair da versão mobile