Questão comentada sobre organização celular, da EBMSP

(EBMSP/2020) O primeiro a afirmar que todas as formas de vida são feitas de células, provavelmente, foi o fisiologista vegetal francês Henri Dutrochet, em 1824, mas o crédito pela ideia, em geral, é dado a dois alemães: o botânico Matthias Schleiden e o zoólogo Theodor Schwann. Em 1838, Schleiden
afirmou que toda estrutura vegetal consiste em células ou seus produtos, e Schwann disse que isso se aplicaria também aos animais.
CHAMARY, JV. 50 ideias de biologia que você precisa conhecer. São Paulo:
Planeta do Brasil, 2019. P.14.

Essas afirmações, citadas no texto, passaram a ser denominadas Teoria Celular, que foi considerada uma das mais importantes generalizações da história da Biologia, delineando os caminhos para o estabelecimento desta nova ciência no século XIX.
O principal argumento que ratifica a importância dessa Teoria na estruturação das ciências biológicas é o de que
A) determinadas características presentes, exclusivamente, nos seres vivos fornecem aos sistemas biológicos um padrão único de expressão e os diferenciam, de forma significativa, da estruturação da matéria bruta.
B) infinitas formas de seres vivos se baseiam na manifestação da força vital que dá origem a projeções biológicas a partir de interações químicas presentes em
soluções nutritivas.
C) células animais e vegetais são as precursoras do padrão organizacional presente na diversidade de manifestações estruturais e metabólicas do mundo vivo.
D) essa teoria aproxima, de forma definitiva, a zoologia e a botânica do corpo central da nova ciência biológica e posiciona, como conhecimento secundário, as outras áreas de estudo biológico.
E) a descoberta da célula, a partir de fragmentos de cortiça, pelos dois cientistas alemães, no início do século XIX, produziu uma revolução sem precedentes no conhecimento biológico associado ao estudo da unidade morfofisiológica da vida.

RESOLUÇÃO:
A presença de células, com sua organização bem definida e estruturada, como a presença de um material genético capaz de comandar o metabolismo, diferencia os seres vivos da matéria bruta.
Resp.: A

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre divisão celular, da Cesmac 2015
Questão comentada sobre estruturas celulares, da FASB 2018

Sair da versão mobile