Questão comentada sobre modelo atômico de Rutherford

(SIS – UEA/2016) O modelo atômico de Rutherford-Bohr estabelece que o
átomo contém
A) um núcleo de carga elétrica positiva, formado por prótons e nêutrons, circundado por elétrons com carga elétrica negativa que giram em camadas definidas.
B) um núcleo de carga elétrica positiva, formado por prótons, circundado por elétrons com carga elétrica negativa que giram em camadas definidas e nêutrons
que giram aleatoriamente.
C) um núcleo de carga elétrica nula, formado por prótons, nêutrons e elétrons, circundado por elétrons com carga elétrica negativa que giram em camadas
definidas.
D) um núcleo de carga elétrica nula, formado apenas por nêutrons, circundado por prótons com carga elétrica positiva e por elétrons com carga elétrica negativa, ambos girando em camadas definidas.
E) um núcleo de carga elétrica negativa, formado por elétrons com carga elétrica negativa e nêutrons com carga elétrica nula, circundado por prótons com carga elétrica positiva que giram em camadas definidas.

RESOLUÇÃO:
Usando um feixe de partículas alfa (com carga positiva) e uma lâmina de ouro finíssima, Rutherfor concluiu que o átomo possuía grandes espaços vazios (a maioria das partículas alfa atravessava a lâmina de ouro sem sofrer qualquer desvio) e um núcleo muito pequeno e com carga positiva (algumas poucas partículas alfa desviavam de sua trajetória).
Em torno do núcleo, os elétrons deveriam girar em camadas eletrônicas (ou níveis de energia); assim, o modelo de Rutherford ficou conhecido como modelo planetário.
Resp.: A

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre modelos atômicos, da UniEvangélica 2016
Questão comentada sobre pó de magnésio, do IF Sudeste 2017

Sair da versão mobile