Questão comentada sobre mistura de querosene e água

(UEFS/2013-2)As causas de alguns acidentes aéreos, que motivaram a queda de aeronaves nos voos internacionais, a grandes altitudes, foram eliminadas e corrigidas. A zero graus Celsius e a 1,0atm, a água, existente no querosene, congela e se separa do combustível, causando obstrução na entrada do motor, o que produzia a queda de aeronaves.
Uma análise dessas informações permite corretamente concluir:
A) A fusão fracionada é a melhor forma de separar água do querosene de aviões.
B) A presença de água dificulta a combustão desse querosene, o que causa a queda de aeronaves.
C) A água existente no querosene de aviões, antes do congelamento, forma um sistema heterogêneo no qual essa substância funciona como solvente.
D) O pré-aquecimento do combustível acima de 0ºC, antes de entrar no motor, é solução adequada para eliminar o acúmulo de gelo.
E) A colocação de filtros no interior da tubulação, antes da entrada de combustível, é uma forma de separar o gelo e desobstruir a passagem de combustível.

RESOLUÇÃO:
A questão envolve basicamente uma leitura do enunciado para se chegar à alternativa correta.
No enunciado diz que ” A zero graus Celsius e a 1,0atm, a água, existente no querosene, congela e se separa do combustível, causando obstrução na entrada do motor, o que produzia a queda de aeronaves”. Dessa forma, o problema pode ser resolvido fazendo um pré-aquecimento do combustível, antes que ele entre no motor, o que impedirá o congelamento da água.
Resp.: D

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre separação de misturas por precipitação, da Unesp 2018-2
Questão comentada sobre separação de misturas, da Famerp 2019

Sair da versão mobile