Questão comentada sobre fases da prófase I

(PUCPR/2015) Sobre a divisão celular, considerando a prófase I da Meiose I, é CORRETO dizer que:
A) a característica mais marcante do diplóteno é que os cromossomos ainda emparelhados se cruzam em certos pontos chamados quiasmas.
B) no paquíteno ocorre o afastamento dos cromossomos homólogos e os cromômeros são bem visíveis formando as cromátides-irmãs.
C) no leptóteno, o emparelhamento dos cromossomos é chamado de sinapse cromossômica.
D) na diacinese, as cromátides permanecem no centro celular, a carioteca se refaz, os nucléolos reaparecem e os centríolos atingem os polos celulares.
E) a prófase I é uma fase curta em que os centríolos que não sofreram duplicação na interfase permanecem no centro celular e a carioteca se desintegra ao final dessa fase.

RESOLUÇÃO:
A prófase I é dividida em 5 subfases (leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno, diacinese). No leptóteno, os cromossomos iniciam o processo de espiralização, com visualização dos cromômeros (áreas mais compactadas que correspondem a unidades gênicas); no zigóteno ocorre o emparelhamento dos homólogos; no paquíteno ocorre a permuta (crossing-over); no diplóteno os cromossomos duplos aparecem bem visíveis e com quiasmas (figura em forma de X, que indica a ocorrência da permuta) e na fase de diacinese, com o  afastamento dos homólogos, os quiasmas escorregam para as extremidades (processo conhecido como terminalização dos quiasmas).
Resp.: A

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre fases da meiose, da UFRGS 2016

Sair da versão mobile