Questão comentada sobre exploração de jazidas, da Uncisal

(Uncisal/2015) 

Anúncio

A exploração de jazidas, muitas vezes, consiste em atividades antrópicas danosas ao meio ambiente. De acordo com a imagem, é correto inferir que se trata de
A) uma exploração de jazida mineral do tipo verticalizada, sem danos ambientais significativos, pois a cobertura vegetal do topo da jazida está sendo preservada.
B) uma exploração predatória, caracterizada por considerável agressão ambiental, porém segura, considerando que os paredões são de rocha sedimentar estável.
C) uma exploração mineral, típica de retirada de sedimentos para construção, com acentuada agressão ambiental, que pode originar desmoronamentos, com riscos de morte.
D) exploração de uma jazida de solo sedimentar, cujos danos ambientais são mínimos, cabendo apenas aos exploradores a responsabilidade pelo risco de acidentes.
E) um exemplo típico de exploração predatória, onde a retirada de sedimentos pode ocasionar inundações, infiltrações e fortes alterações no clima da região.

RESOLUÇÃO:
A foto mostra a exploração de saibro ou de calcário, materiais que podem ser usadas na construção civil. Trata-se de um processo explorativo com muito dano ambiental, e com riscos de desmoronamentos, colocando a vida dos trabalhadores em risco.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre bauxita, da Uninove 2013-2
Questão comentada sobre rompimento de barragens, da Mauá 2017

Publicidade
Sair da versão mobile