Questão comentada sobre espécies exóticas, da Unicamp.

(Unicamp/2006)  Os navios são considerados introdutores potenciais de espécies exóticas através da água de lastro (utilizada nos tanques para dar aos navios estabilidade quando vazios). Essa água pode conter organismos de diversos grupos taxonômicos. Com certa freqüência lêem-se informações relacionadas a essas introduções:
O mexilhão dourado (Limnoperna fortunei), um bivalve de água doce originário do sul da Ásia, chegou ao Brasil em 1998 e já infestou rios, lagos e reservatórios da Região Sul e do Pantanal. Além de causar problemas ecológicos, esse invasor ameaça o setor elétrico brasileiro, a agricultura irrigada, a pesca e o abastecimento de água devido à sua capacidade de se incrustar em qualquer superfície submersa. (Adaptado de Evanildo da Silveira, “Molusco chinês ameaça ambiente e produção no Brasil”. http://www.estadao.com.br/ciência/notícias/2004/mar/18/75.htm)

As autoridades sanitárias acreditam que o vibrião colérico, originário da Indonésia, chegou ao Peru através de navios e de lá se espalhou pela América Latina.
(Adaptado de Ilídia A.G.M.Juras, “Problemas causados pela água de lastro”. Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, 2003.)

Anúncio

a) Além de problemas como os citados acima, a introdução de espécies oferece risco de extinção de espécies nativas. Explique por quê.

b) Indique uma característica que diferencie os moluscos bivalves das demais classes de moluscos. Indique uma outra característica que permita incluir os bivalves no filo Mollusca.

 

Publicidade

c) Nas áreas de risco de contaminação por vibrião colérico, as autoridades sanitárias recomendam não ingerir mexilhões e ostras crus.

Essa recomendação baseia-se no modo como esses moluscos obtêm alimento. Explique.

Anúncio

Resolução:
a) A introdução de espécies exóticas oferece risco de extinção das espécies nativas, porque as espécies exóticas apresentam vantagens competitivas em relação a espaço / alimento sobre as espécies nativas; por não apresentarem predadores.

b) Característica que diferencie: Concha com duas valvas; rádula ausente; pé em forma de cunha…
Característica comum: presença de manto; corpo mole (sem segmentação)

Publicidade

c) Porque esses organismos são filtradores, isto é, retiram substâncias em suspensão da água . Se esta água contiver o vibrião, ele poderá ficar retido no molusco que, ao ser ingerido, causa a doença.

Sair da versão mobile