Questão comentada sobre descarga elétrica no Cristo Redentor

(FATEC/2014-2) Descargas elétricas atmosféricas ocorrem devido à eletrização de elementos presentes em uma região, sejam nuvens, sejam árvores, aviões, construções e até pessoas. Geralmente, o que contribui para essas descargas é um fenômeno chamado “poder das pontas”, pois, nas extremidades dos objetos, a densidade de cargas elétricas é maior. Porém, essas descargas só são visíveis se, durante a movimentação de partículas portadoras de cargas elétricas entre os diferentes potenciais elétricos, elas romperem a barreira dielétrica, aquecendo o ar à sua volta e transformando energia cinética em térmica e luminosa. Geralmente, podemos observar um ramo principal e alguns secundários dessas descargas.

Anúncio

Com base nessas informações e na figura apresentada, podemos afirmar
que
A) no momento da foto, não ocorreu o fenômeno do “poder das pontas”.
B) na mão do Cristo Redentor, uma pessoa também de braços abertos não sofreria uma descarga elétrica.
C) na foto, observa-se que a diferença de potencial elétrico está estabelecida apenas entre as duas mãos do Cristo Redentor.
D) no instante representado pela foto, as partículas portadoras de cargas elétricas não se movimentaram, pois só existe ramo principal.
E) na foto apresentada, pode-se observar a conversão de energia luminosa, acompanhada de ruptura dielétrica conforme descrito no texto.

RESOLUÇÃO:
A questão envolve basicamente uma interpretação do texto. Ocorre ruptura da barreira dielétrica com conversão da energia cinética das partículas portadoras de carga elétrica em energia térmica e luminosa (raio visível).
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre eletrização, da UEMA 2014

Publicidade
Sair da versão mobile