Questão comentada sobre Cuba, da UFPR

(UFPR/2019) No período de 2009 a 2014, a economia de Cuba apresentou baixo crescimento do PIB e do PIB per capita, além de déficit fiscal em quase todos os anos. São evidências de uma profunda crise estrutural ocasionada por deficiências internas e influências externas que limitam fortemente o desempenho da economia, o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida da população” (Rodríguez, 2016). Sobre Cuba, levando em consideração os dados apresentados e os conhecimentos de geografia, é correto afirmar
A) A crise mundial iniciada em 2008 estancou o processo de desenvolvimento acelerado que a economia cubana vinha alcançando desde 1992, quando o fim da URSS livrou Cuba da interferência soviética.
B) O baixo ritmo de crescimento do PIB é compensado pelas políticas de distribuição de renda adotadas no país, que contribuem para elevar a renda média da população.
C) A participação popular na elaboração e execução de políticas públicas é um dos fatores estruturais responsáveis pelo déficit fiscal persistente, na medida em que pressiona os gastos sociais para cima.
D) A crise internacional de 2008, o bloqueio econômico dos EUA e as deficiências do modelo de economia planificada são fatores externos e internos que contribuem para o baixo dinamismo econômico.
E) As altas taxas de crescimento demográfico são um fator interno que contribui para o baixo crescimento do PIB per capita.

RESOLUÇÃO:
Após a revolução de 1959, foi adotado o sistema socialista em Cuba, com maior aproximação com a extinta União Soviética, que se tornou a principal financiadora do regime cubano. Com a extinção da União Soviética (que se dividiu em 15 países), Cuba sofreu sérios impactos econômicos, inclusive, com embargo imposto pelos Estados Unidos.
Internamente, é preciso ressaltar que o governo cubano é extremamente centralizador, e impede uma participação popular mais efetiva.
Resp.: D

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre revolução cubana, da PUC-RJ 2018
Questão comentada sobre movimentos culturais e políticos da década de 1960.

Sair da versão mobile