Questão comentada envolvendo crise imobiliária nos EUA.

(Enem/2015) Até o fim de 2007, quase 2 milhões de pessoas perderam suas casas e outros 4 milhões corriam o risco de ser despejadas. Os valores das casas despencaram em quase todos os EUA e muitas famílias acabaram devendo mais por suas casas do que o próprio valor do imóvel. Isso desencadeou uma espiral de execuções hipotecárias que diminuiu ainda mais os valores das casas. Em Cleveland, foi como se um “Katrina financeiro” atingisse a cidade.
Casas abandonadas, com tábuas em janelas e portas, dominaram a paisagem nos bairros pobres, principalmente negros. Na Califórnia, também se enfileiraram casas abandonadas.
HARVEY, D. O enigma do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.
Inicialmente restrita, a crise descrita no texto atingiu proporções globais, devido ao(à)
A) superprodução de bens de consumo.
B) colapso industrial de países asiáticos.
C) interdependência do sistema econômico.
D) isolamento político dos países desenvolvidos.
E) austeridade fiscal dos países em desenvolvimento.

Resolução:
O texto refere-se à crise econômica que teve seu ápice em 2008, com a crise imobiliária dos Estados Unidos. Em decorrência do processo de globalização, o sistema econômico mundial apresenta uma elevada interdependência. Dessa forma, uma crise em um país de tamanha importância econômica como os Estados Unidos, acaba por provocar uma crise em escala mundial em curto intervalo de tempo.
Resp.: C

Anúncio
Sair da versão mobile