Questão comentada sobre constante de ionização

(UVA/2017-2) Observe, na tabela abaixo, as constantes de ionização de alguns ácidos.

 

Anúncio

A respeito dos valores de Ka e, considerando concentrações equivalentes das soluções aquosas, são feitas as seguintes afirmações:
I) a solução aquosa de ácido fórmico (HCOOH) irá apresentar caráter ácido menos acentuado do que a solução aquosa de ácido benzoico (C6H5COOH)
II) a solução de ácido acético (CH3COOH) conduz corrente elétrica com mais eficiência do que a solução de ácido carbônico (H2CO3) de mesma concentração.
III) a solução do ácido nitroso (HNO2) produzirá mais íons em solução do que a do ácido bórico (H3BO3).
IV) dentre as soluções dos ácidos listados na tabela, a do sulfuroso apresentará maior grau de ionização e, portanto, apresentará menor valor de pH.
A sequência está correta em:
A) V – F – F – V
B) F – V – V – V
C) F – V – F – V
D) V – F – V – F

Resolução:
I) Falsa. Quanto maior a constante de ionização, maior  o caráter ácido (constante de ionização do ácido fórmico > que constante de ionização do ácido benzoico).
II) Verdadeira. Como a constante de ionização do ácido acético é maior que a do ácido carbônico, haverá maior quantidade de íons em sua solução e, portanto, melhor a condutividade elétrica.
III) Verdadeira. Como o valor da constante de ionização do ácido nitroso é maior que a do ácido bórico, o ácido nitroso liberará mais íons em solução.
IV) Verdadeira. Como o ácido sulfuroso possui maior valor de constante de ionização, apresenta um maior grau de ionização. Com mais íons H+ em solução, menor o valor do pH.
Resp.: B

Veja também:
Questão comentada sobre constante de ionização, da Anhembi Morumbi 2017

Publicidade
Sair da versão mobile