Questão comentada sobre análise de gráfico, da UFG 2011-2

(UFG/2011-2) O gráfico a seguir apresenta o perfil longitudinal do principal
rio da bacia Amazônica, relacionando a altitude sobre o nível do mar, em metros, com a extensão do rio a partir da foz, em quilômetros.O gráfico a seguir apresenta o perfil longitudinal do principal rio da bacia Amazônica, relacionando a altitude sobre o nível do mar, em metros, com a extensão do rio a partir
da foz, em quilômetros.

Anúncio

Dentre outras informações importantes, a variação média da altitude em relação à extensão pode ser relevante para classificar esse rio em relação ao relevo cortado por ele.
Desse modo, o perfil representado no gráfico corresponde a um rio de
A) planície, com variação média de 3,75 mm/km.
B) planície, com variação média de 37,5 mm/km.
C) planície e de planalto, com variação média de 3,75 mm/km.
D) planalto, com variação média de 3,75 mm/km.
E) planalto, com variação média de 37,5 mm/km.

RESOLUÇÃO:
Os rios de planalto (ex.: São Francisco; rio Paraná) são rios encachoeirados, com grandes desníveis entre a nascente e a foz; são rios com grande potencial para geração de energia elétrica e pouco favoráveis à navegação.
Por outro lado, os rios de planície (ex.: rios da Bacia Amazônica) caracterizam-se pela ausência de quedas d’água e por um pequeno desnível entre a nascente e a foz.
No gráfico acima, tem-se um rio de Planície com uma variação média (desnível) de 37,5 mmKm. Esse valor é obtido dividindo-se o desnível da nascente à foz (150 m) pela extensão do rio (4000 Km), o que dá 0,0375 m/Km (ou 37,5 mm/Km).
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre análise de gráfico, da UFPA 2017
Questão comentada sobre análise de gráfico, da UPE 2016
Questão comentada sobre análise de gráfico, do Enem 2013

Publicidade
Sair da versão mobile