Transferência de Veículo on line: Veja como fazer

Carteira Digital de Trânsito CDT (foto www.gov.br)

A partir do mês de março, os cidadãos poderão realizar a transferência de veículo on line, por meio da assinatura digital e gratuita que estará disponível na Carteira Digital de Trânsito (CDT).

A referida assinatura GOV.BR dispensa o reconhecimento de firma em cartório na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), simplificando e agilizando o processo para o cidadão.

Anúncio

Assinatura Gov.br

A assinatura GOV.BR oferece mais comodidade ao cidadão que, para comprar ou vender o veículo, não precisará mais se deslocar até o Departamento de Trânsito (Detran) de sua Unidade Federativa para a emissão do documento, se dirigir ao cartório e novamente voltar ao estabelecimento comercial para finalizar a transferência.

Como funciona?

A autorização de transferência poderá ser feita por qualquer proprietário, desde que o veículo tenha documentação digital, que são os carros saídos de fábrica ou transferidos a partir de 4 de janeiro de 2021.

Veja abaixo como fazer:

A venda de veículos entre pessoas físicas poderá ser feita de forma 100% virtual e tal processo promete agilizar tal procedimento.

Publicidade

Como fazer a transferência pela internet?

Para realizar a portabilidade, é preciso primeiro de conectar ao app da CDT. Lá, informe os dados de identificação do veículo e do comprador. Depois, acesse a plataforma gov.br, e valide o envio.

Conforme comunicado oficial, “na operação, o vendedor acessará o aplicativo da CDT, informará o CPF do comprador e assinará digitalmente. O comprador receberá a notificação e repetirá o processo. A autorização irá diretamente para o sistema do Governo Federal”.

Anúncio

Documentos para validação da transferência

Veja abaixo os documentos que serão necessários:

Como obter a carteira digital – CDT?

Veja abaixo os passos para ter acesso a CDT:

Publicidade

De acordo com as regras vigentes, se houver problemas em gerar a CNH digital, o motorista deverá procurar o Detran de origem para verificar a situação. Em alguns casos o problema é solucionado por meio da atualização do número de celular, e-mail e CEP, que são itens obrigatórios.

Sair da versão mobile