Sisu, Prouni e Fies 2022: Quando começam as inscrições?

Notas de corte Design de Moda SiSU 2022 após 3° dia de inscrições (foto www.mec.gov.br)

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), edição 2021, poderão usar suas notas para ter acesso ao ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para ter acessão às bolsas em instituições privadas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

As notas do Enem serão usadas ainda Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para ingressar em instituições portuguesas, que possuem convênio com o exame.

Anúncio

O que é o SISU?

O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com a intenção de democratizar o acesso dos estudantes às instituições de ensino superior públicas, cujas vagas são destinadas para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O programa é gratuito, e o estudante que se inscrever não paga nenhuma taxa e está isento do pagamento de mensalidades.

O Sisu não oferta bolsas de estudo, mas acesso a cursos de instituições públicas de ensino superior. Na primeira edição de 2021, foram oferecidas 206.000 vagas, em 110 Instituições Federais. Em breve, o Ministério da Educação divulgará o cronograma e o período de inscrição do Sisu 2022, que será aberto após a divulgação do resultado do Enem 2021 previsto para 11 de fevereiro de 2022.

Publicidade

O que é o Prouni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004 com a intenção de incluir os estudantes que não conseguem pagar a faculdade, e dessa forma, são selecionados estudantes para terem bolsas parciais e integrais em universidades particulares.

Fies

O Fies é um programa de financiamento estudantil para aqueles que desejam ingressar no ensino superior em universidades privadas. Há duas categorias:

Anúncio

MEC abriu edital de adesão das Instituições ao Fies 2022

Calendário Sisu, Fies e Prouni 2022

O Ministério da Educação (MEC) divulgou que o resultado do Enem 2021 será liberado em 11 de fevereiro, e em breve, divulgará o calendário das referidas inscrições das seleções para 2022.

Sair da versão mobile