Fies e Prouni: Programas tiveram alterações na seleção de candidatos

Prouni Fies

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), aprimorou os programas, que auxiliam estudantes brasileiros a ingressarem em universidades privadas de ensino.

Vagas não preenchidas – Seleção pelas notas do Enem

Desde o primeiro semestre de 2021, o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) passaram por atualizações, para que a ocupação de vagas e bolsas eventualmente não preenchidas nos processos regulares, fosse realizado por meio do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), igualmente como são selecionados os candidatos inscritos nos processos regulares dos dois Programas.

Anúncio

Critério Meritocrático

Dessa forma, o MEC padronizou o critério meritocrático, tornando-o mais transparente e justo. Os padrões deverão ser exigidos tanto nos processos regulares do Prouni e do Fies, como nos processos de ocupação de vagas remanescentes. Antes dessa mudança, a ocupação de vagas remanescentes ocorria apenas por ordem de inscrição dos candidatos, o que exigia deles rápido acesso à internet.

Outra mudança adotada pelo MEC foi a possibilidade de oferecer no segundo semestre de 2021, todas as vagas não preenchidas no primeiro semestre. Tal ação possibilitou a oferta de 16 mil vagas no segundo semestre.

Em decorrência de iniciativas como essas, do ponto de vista da política pública de acesso ao ensino superior, o MEC avaliou que, para o segundo semestre de 2021, não será eficaz realizar os processos de ocupação de vagas remanescentes do Fies e do Prouni. O Prouni realizou, no primeiro semestre de 2021, uma edição para ocupação de bolsas remanescentes, uma vez que o processo regular daquele semestre, realizado antes da divulgação do Enem 2020, exigiu notas do Enem de 2019. Os candidatos que realizaram o Enem de 2020 puderam disputar as bolsas ofertadas no processo de remanescentes.

Publicidade

Fonte www.gov.mec

Sair da versão mobile