INSS: Prova de vida 2022 será realizada a partir de janeiro

Conforme a legislação, a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), trata-se de um procedimento obrigatório para todos os assistidos pelo órgão.

De acordo com as regras, anualmente, aposentados e pensionistas devem comprovar que estão vivos para continuar recebendo o respectivo benefício, e tal procedimento tem o intuito de evitar fraudes nos pagamentos do instituto.

Anúncio

Para 2022, a contar de janeiro, o calendário para realizar o procedimento será de acordo com o mês de aniversário do segurado. A prova de vida será obrigatória para todos os beneficiários que recebem os repasses do órgão, por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. Para aqueles que residem fora do país, o exigido o mesmo procedimento.

Prova de vida 2022

Para realização da prova de vida, é necessário ir pessoalmente ao banco responsável pelo pagamento do benefício. No entanto, é preferível, realizar o atendimento eletrônico, por meio da biometria facial ou digital, para quem já possui cadastro.

Para quem não possui a biometria, entretanto, tem dificuldades de locomoção, o procedimento poderá ser realizado por um representante legal ou procurador, ainda sim, ambos devem estar habilitados pelo órgão. No caso de maiores de 80 anos, o banco responsável, deve facilitar o processo para este grupo de beneficiários.

Publicidade

Prova de Vida 2021

Os beneficiários do INSS que não realizaram a prova de vida entre novembro de 2020 e dezembro de 2021, deverão fazer o devido procedimento, conforme o seguinte calendário:

Anúncio
Sair da versão mobile