Prova de Vida do INSS 2021: veja perguntas e respostas

A Prova de Vida do INSS é um procedimento anual e obrigatório para todos os aposentados, pensionistas e beneficiários do instituto de uma forma geral. Ou seja, todas as pessoas que recebem algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seja um benefício assistencial ou previdenciário, e que recebem estes valores por meio de conta corrente, conta poupança ou até mesmo cartão magnético, precisam comprovar que estão vivas.

E esta comprovação deve ser feita a cada ano. Portanto, deve ocorrer de 12 em 12 meses.

Anúncio

O que é fazer a Prova de Vida?

Fazer a Prova de Vida é provar para o sistema do INSS que você está vivo e recebendo o seu benefício do instituto normalmente, sem desvios. Esta é uma exigência do INSS e todos os seus beneficiários estão automaticamente obrigados a cumpri-la. O objetivo então é comprovar que se está vivo para garantir a continuidade dos pagamentos do benefício.

E se eu não fizer a Prova de Vida?

Os beneficiários do INSS que não fizerem a Prova de Vida vão ter os seus respectivos benefícios bloqueados pelo instituto. E o benefício somente vai ser desbloqueado quando o segurado pelo INSS então fazer o procedimento.

Publicidade

Precisa ir no INSS para fazer a Prova de Vida?

Não. Nenhum beneficiário precisa comparecer pessoalmente em uma agência do INSS para fazer a sua Prova de Vida. Nesse sentido, o procedimento pode ser feito diretamente no banco ou, em alguns casos, pelo aplicativo do INSS para dispositivos móveis.

Qual é o nome do aplicativo para fazer a Prova de Vida do INSS?

Os aplicativos oficiais em que a Prova de Vida pode ser feita são os seguintes: Meu INSS e Meu Gov.br. Nestes dois aplicativos que foram citados anteriormente, o cidadão tem a oportunidade de não somente fazer a sua prova de vida, como também de acompanhar cada etapa deste processo, desde a sua realização até o recebimento do resultado.

Anúncio

Precisa ir no banco para fazer a Prova de Vida do INSS?

A possibilidade de fazer a Prova de Vida do INSS de forma digital existe, mas somente para uma parte dos beneficiários do instituto. Dessa forma, se você não faz parte deste grupo de pessoas que estão autorizadas a fazer o procedimento pelos meios digitais, isso significa que vai ser preciso ir até o banco do qual você é cliente e recebe o seu benefício.

A Prova de Vida do INSS pode ser feita no caixa eletrônico?

Se você tiver a sua biometria cadastrada no banco de onde recebe os seus benefícios de INSS, a Prova da Vida pode ser feita diretamente no caixa eletrônico. Caso contrário, será preciso ir até a agência bancária e receber o atendimento presencial, desde que respeitado o horário normal de funcionamento do estabelecimento em questão.

Publicidade

Quem é obrigado a fazer a Prova de Vida do INSS?

Todas as pessoas que recebem algum benefício do INSS, seja ele qual for, estão automaticamente obrigadas a fazer a Prova de Vida. E se assim não fizerem, o benefício destas pessoas vai ser bloqueado pelo instituto, podendo ser desbloqueado somente quando o procedimento vier a ser feito.

E se eu perder o prazo da Prova de Vida do INSS?

Se você não fez a sua Prova de Vida no prazo que foi definido pelo INSS e teve o seu benefício bloqueado, basta fazer o procedimento o quanto antes para solicitar o desbloqueio e, dessa forma, voltar a receber os valores normalmente. Isso pode demorar alguns dias. Por isso, é tão importante se regularizar no cadastro do INSS assim que for identificado o desvio do prazo.

Anúncio

Quem não fez a Prova de Vida do INSS tem que pagar multa?

Algumas pessoas confundem o processo da Prova de Vida do INSS com procedimentos fiscais como a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) por exemplo. Nesse sentido, é importante ressaltar que a não realização da prova de vida não implica em multas para o cidadão. Nesse caso, o protocolo é o bloqueio do benefício e não a aplicação de multas.

Precisa fazer a Prova de Vida todo ano?

Sim, pois a Prova de Vida do INSS é um procedimento anual. Ou seja, de 12 em 12 meses, o beneficiário do INSS precisa fazer a sua prova de vida, respeitando o prazo oficial do instituto.

Anúncio

Cartão de Crédito Sem Anuidade

Muitos trabalhadores estão procurando cortar gastos. E uma das formas de economizar é utilizar um cartão de crédito fornecido por algum banco que não cobre taxa mensal para uso. Veja uma sugestão abaixo:

Santander Free

Acumulando R$100 em compras com o Cartão Free Santander na função crédito em cada fatura, você fica livre da anuidade. Saiba quais são os benefícios desse cartão:

  • Cartão Internacional: O cartão Santander, graças à sua bandeira Mastercard® é aceito na maioria das maquininhas pelo mundo e em compras online.
  • Programa Esfera: Ganhe 1 ponto Esfera a cada R$ 5,00 gastos no cartão. Troque seus pontos por descontos especiais em shopping, restaurantes, viagens e muito mais.
  • Cartões Adicionais Grátis: Você pode solicitar até 5 cartões extras, com limite do cartão titular compartilhado com os demais.
  • Cartão sem conta no Banco: Para você que não é correntista do Santander, saiba que é possível solicitar um cartão. Ah, e se ficou interessado, basta clicar aqui para pedir o seu.

Ficou interessado? Leia mais sobre o Cartão Santander Free.

Sair da versão mobile