Como fazer a Prova de Vida do INSS na Caixa Econômica Federal (CEF)

A Prova de Vida do INSS pode ser feita em toda a rede de agências da Caixa Econômica Federal (CEF). Para os clientes que possuem a sua biometria cadastrada no banco, é possível fazer a prova de vida do INSS diretamente nos caixas eletrônicos da Caixa.

De acordo com a Caixa Econômica Federal – CEF, os saques que são realizados nos caixas eletrônicos do banco com o uso da biometria já são entendidos como uma Prova de Vida do INSS.

Anúncio

Portanto, caso você tenha a sua biometria cadastrada no banco, basta ir até o caixa eletrônico e fazer um saque. Mas caso você não a tenha, isso significa que você vai precisar recorrer ao atendimento presencial, respeitando o horário de funcionamento da agência Caixa mais próxima.

Lembrando que no momento em que for em uma agência da Caixa para fazer a sua Prova de Vida do INSS pessoalmente, é muito importante estar de posse dos seus documentos pessoais, o que inclui:

Publicidade

De posse dos documentos pessoais que foram citados anteriormente, o serviço da Prova de Vida INSS presencial já poderá ser prestado pela Caixa para o beneficiário do instituto sem problemas.

Sobre a Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal (CEF), também conhecida popularmente simplesmente como Caixa, é uma instituição financeira que foi constituída sob a forma de empresa pública – diferentemente do Banco do Brasil (BB), que ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é uma instituição financeira de economia mista [pública e privada] – com patrimônio próprio e dotada de autonomia administrativa.

Anúncio

A sede da Caixa Econômica Federal fica na cidade de Brasília, a capital federal do país. Mas o banco conta com uma série de filiais em todas as regiões do Brasil. A Caixa é uma instituição que está vinculada diretamente ao Ministério da Economia. E é principalmente por isso que uma boa parte dos anúncios que são feitos pelo Ministério da Economia – atualmente liderado pelo ministro Paulo Guedes – são compartilhados pela Caixa para os cidadãos brasileiros.

A Caixa Econômica Federal é uma parte integrante do Sistema Financeiro Nacional, contribuindo diretamente com a política de crédito do Governo Federal do Brasil, de forma que a instituição deve se submeter às decisões e, principalmente, à disciplina normativa que surge no âmbito do Ministério da Economia de cada governo, assim como está subordinada à fiscalização do Banco Central do Brasil (BC).

Publicidade

Em um caráter excepcional, a Caixa Econômica Federal conta com serviços bancários que são autorizados pelo Conselho Monetário Nacional, o CMN. Nesse sentido, todas as suas contas e as suas operações estão sujeitas ao exame e ao julgamento do Tribunal de Contas da União, o TCU.

O banco foi criado no dia 12 de janeiro de 1861 pelo imperador Dom Pedro II e tinha o nome de Caixa Econômica da Corte. O objetivo da criação do banco foi o de incentivar a poupança dos brasileiros, assim como fazer a concessão de empréstimos sob penhora, com a garantia que era oferecida pelo governo imperial na época.

Anúncio

A Caixa é tão importante até hoje para o Brasil?

Explicar a importância que a Caixa Econômica Federal (CEF) possui nos dias de hoje é, na verdade, muito simples. No caso dos benefícios sociais, por exemplo, é muito mais vantajoso que eles sejam administrados e repassados por uma instituição que é pública e não privada. Afinal, é o dinheiro do Governo que está sendo repassado.

Anúncio

Além disso, a presença de uma instituição financeira pública em todo o território nacional facilita uma série de ações públicas por parte do Governo Federal. Por exemplo, dificilmente seria possível ter começado a pagar o Auxílio Emergencial no ano de 2020 se não fosse pelo sistema de cadastros da Caixa, que, portanto, se vincula a outros bancos de dados. Dentre eles, o banco de dados da Receita Federal, por exemplo.

Nesse sentido, não se pode ignorar a utilidade que os serviços da Caixa continuam a ter na sociedade, talvez hoje até mais do que anteriormente. Ainda que você seja um cliente de um banco privado, é provável que, em algum momento da vida, você já tenha precisado usufruir de algum serviço bancário da Caixa. E se isso ainda não aconteceu, em algum momento, tenha a certeza de que vai acontecer. Afinal, praticamente todo brasileiro vai precisar da Caixa algum dia.

Sair da versão mobile