Pronampe: Veja as regras e como conseguir empréstimo por esse programa

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) foi criado há pouco mais de dois anos, com objetivo de socorrer empresários, durante a pandemia de covid-19, e oferece empréstimos para pequenas empresas, com juros mais baixos e prazo maior para início do pagamento.

O Governo lançou nova rodada que terá R$ 50 bilhões de créditos para os micros e pequenos empresários.

Anúncio

Como usar o crédito?

Conforme as regras, o dinheiro poderá ser usado:

Como solicitar o empréstimo?

De acordo com as regras, o compartilhamento é feito de forma digital, por meio do portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, ao clicar em “Autorizar o compartilhamento de dados”.

Para obter o empréstimo, os empresários deverão compartilhar com a instituição financeira, de sua preferência, os dados de faturamento de suas empresas. Assim que realizado o compartilhamento das informações, o empresário poderá iniciar a negociação do empréstimo junto ao banco.

Publicidade

No momento do compartilhamento de dados, se o banco não estiver listado na relação de possíveis destinatários, o empresário deverá contactar com a agência bancária e verificar a previsão de adesão ao sistema.

Flexibilização das regras

Conforme informações do Governo Federal, umas das novidades do Pronampe para 2022 é a flexibilização das regras para receber o crédito, pois os agentes financeiros participantes não precisarão apresentar:

Anúncio

Condições dos empréstimos – juros, valores e parcelamento

Quanto aos juros, o programa se utiliza da Taxa Selic, que atualmente está em 13,25%, somado a um percentual de 6%. Isto é, os empréstimos através do Pronampe terão uma taxa de juros de, ao menos, 19,25% ao ano.

Instituições participantes

Todas as instituições financeiras públicas e privadas autorizadas a funcionar pelo Banco Central podem operar a linha de crédito. Os empréstimos possuem a garantia, pela União, de até 85% dos recursos.

Publicidade

Prazo para Pagamento

De acordo com as regras, o valor tomado poderá ser parcelado em até 48 parcelas, sendo o máximo de carência de 11 meses e mais 37 parcelas para pagamento.

Juros

A taxa de juros anual máxima será a mesma da taxa Selic, hoje em 13,25% ao ano, acrescida de 6%. O prazo para começar a pagar o empréstimo é de 11 meses.

Anúncio

Prazo para contratação

De acordo com o Ministério da Economia, a data de contratação da operação de crédito será até 31 de dezembro de 2024. Até lá, o governo estima que R$ 50 bilhões possam ser emprestados para os pequenos negócios.

Sair da versão mobile