PIX: Banco Central lançará a modalidade automática até abril de 2024, entenda

PIX (Imagem: Divulgação)

Desde o dia 02 de janeiro de 2023, o Pix não terá mais limite por transação e os bancos deverão agilizar o funcionamento de tal procedimento.

Com a referida mudança, o cliente poderá transferir todo o limite de um período (diurno ou noturno), em apenas uma transação Pix, ou fazê-lo em diversas vezes, e tal procedimento será a critério do correntista.

Anúncio

Na última semana o Banco Central lançou mais novidades referentes ao PIX, que ganhou a popularidade entre os brasileiros.

Pix automático

De acordo com o Banco Central, o Pix Automático viabilizará pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador. O desenvolvimento do produto é pautado em três pilares:

As empresas de qualquer segmento do mercado e de qualquer porte que necessitem de pagamentos periódicos poderão utilizar o novo produto – entre elas, companhias de serviços púbicos (energia, telefonia, etc.), firmas de seguros, operações de créditos, escolas, academias, condomínios, serviços de streamings, clubes por assinatura, entre outros.

Publicidade

A novidade ampliará o leque de alternativas disponíveis para que empresas de todos os tipos e segmentos recebam seus pagamentos recorrentes. Atualmente, o débito automático, por exemplo, depende de convênios bilaterais com múltiplas instituições, gerando complexidade operacional e custos elevados, o que restringe o serviço a grandes empresas, geralmente prestadoras de serviços públicos. Por outro lado, os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis a parte relevante da população.

Formas de pagamento via pix automático

As empresas poderão incorporar tal modalidade de pagamento aos seus negócios de múltiplas formas, já que o produto é desenhado para permitir várias alternativas, possibilitando diversos casos de uso.

Anúncio

Haverá, por exemplo, uma jornada mais voltada para o mundo físico, em que o cliente, ao assinar um contrato com o prestador de serviço, como escola ou academia, manifesta a intenção de pagar via Pix Automático e informa os dados bancários, momento em que receberá uma notificação no aplicativo do banco para confirmar a autorização. A partir daí, os pagamentos serão efetuados de forma automática, sem que o cliente tenha que autenticar cada transação.

Outra jornada possível, será confirmar a autorização por meio da leitura de QR Code ou pelo Pix Copia e Cola, que é bastante usado atualmente; bem como por meio do iniciador de pagamento, conforme especificações no âmbito do Open Finance, com o redirecionamento automático para o ambiente da conta para fazer a confirmação da referida operação.

Publicidade
Sair da versão mobile