PIX: Banco Central planeja alterar a funcionalidade do pagamento instantâneo

As transferências instantâneas, também chamadas de Pix foram um sucesso desde seu lançamento em 2020. Desde então, a transferência faz parte do repertório cultural, e está presente até em músicas e memes virais na Internet.

Pix Garantido

Por causa da rápida popularização da maneira de fazer e receber pagamentos, o Banco Central estuda outras possibilidades para a ferramenta, entre elas está o “Pix Garantido” que tem seu lançamento confirmado para 2023.

Anúncio

Essa nova função permitirá o recebimento por meio de uma análise para conferir se o usuário tem limite de crédito suficiente para efetuar a compra e faz a confirmação. Quando a data de pagamento chegar, o banco, que opera como essa instituição intermediadora, debitará o saldo.

O pagamento instantâneo Pix funciona 24 horas, sete dias por semana, entre instituições financeiras. As transferências são realizadas por meio de uma chave que deve ser cadastrada pelo usuário. O sistema de transferência instantânea conta ainda com duas diferentes modalidades: o Pix Saque e o Pix Troco.

Pix Saque e Pix Troco

Para esses casos, a função beneficia tanto lojistas e estabelecimentos, como usuários da ferramenta.

Publicidade

O Pix Saque possibilita realizar saques por meio de um “agente de saque” da mesma forma como faria uma transferência pix normalmente, mas, neste caso, a partir de um QR code. Com o dinheiro em conta, o agente poderá realizar o saque do dinheiro e entregar as cédulas.

O Pix Troco permite o usuário sacar o troco em espécie após efetuar suas compras no estabelecimento. Valor da compra + saque (troco). Nas duas modalidades, os valores podem variar de R $100 a 500.

Anúncio

Parcelamento no Pix

O parcelamento via Pix, embora não tenha sido oficializado pelo Banco Central, já é ofertado por algumas instituições tais como Santander, Mercado Pago e PicPay, aos seus clientes.

Sair da versão mobile