PagTesouro: Veja os órgãos federais que aceitam pagamento via PIX

PagTesouro (Imagem: Divulgação)

O PagTesouro é a nova plataforma do governo federal, que disponibiliza um modelo de recolhimento de receitas e pagamentos, em mais de 50 órgãos públicos federais, para quitação de multas e taxas via PIX. O funcionamento da referida modalidade está em vigor desde novembro de 2020.

Funcionalidades

Além do uso comum, por meio eletrônico é possível realizar inscrições para concursos públicos federais e ainda para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), emitir passaporte, registrar patentes e taxas, e multas sanitárias.

Anúncio

A STN/ME (Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Economia) oferece serviços para que sejam feitos pagamentos por cartão de crédito e boleto bancário.

Transações via PagTesouro

De acordo com as regras, as transações feitas via PagTesouro são registradas nos sistemas de arrecadação como o GRU (Guia de Recolhimento da União) digital. O Ministério da Economia criou o documento com objetivo de recolher as receitas de órgãos, autarquias, fundações e demais entidades do governo federal.

Confira abaixo a lista dos órgãos federais que aceitam receber pagamentos via Pix:

Como usar a ferramenta do PagTesouro?

Para realizar pagamentos por meio da ferramenta do PagTesouro, é preciso que o serviço esteja disponível no site do órgão público. No site, aparecerá o logotipo da plataforma, basta clicar nele e escolher qual será a forma de pagamento, podendo ser Pix ou cartão de crédito.

Publicidade

Para fazer pagamento via Pix, será necessário abrir o aplicativo do banco ou instituição financeira e apontar a câmera do celular para o código QR que aparece na tela. Também poderá copiar o código no site do órgão público e colar no aplicativo. Após finalizar o pagamento, aparecerá o comprovante na tela.

Para pagamentos pelo cartão de crédito, é preciso escolher a opção correspondente aos PSPs (Prestadores de Serviço de Pagamento) apresentados. Nessa modalidade, pode haver uma cobrança adicional de tarifa. O sistema deverá confirmar os valores antes de dar continuidade no pagamento. O contribuinte tem ainda a opção de parcelamento de valores.

Anúncio
Sair da versão mobile