PIS/PASEP: Pagamentos do Abono Salarial começam em fevereiro, veja como consultar

PIS/PASEP 2024

PIS PASEP (Imagem:Divulgação)

A Caixa liberou o calendário de pagamentos referente ao PIS/PASEP 2023 e os pagamentos do Abono Salarial serão iniciados em 15 de fevereiro de 2023.

O abono salarial será liberado para 23,6 milhões de trabalhadores – 21,4 milhões da iniciativa privada e 2,2 milhões de servidores públicos.

Anúncio

Valor do saque

Os saques de até R$ 1.302, novo valor do salário mínimo vigente, começarão a cair na conta dos beneficiários, conforme anúncio feito pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Os pagamentos serão de fevereiro a julho de 2023 e o dinheiro é liberado conforme o tempo de carteira assinada.

Quando a consulta será liberada?

Conforme informações divulgadas pela Caixa, a partir do dia 5 de fevereiro, o trabalhador poderá consultar se terá direito ou não ao abono salarial em 2023 e qual o valor que será liberado.

Quem receberá o Pis em 2023?

Conforme as regras, o abono Pis/Pasep é pago aos brasileiros que trabalharam por no mínimo 30 dias com carteira assinada no ano-base. Como o calendário de 2023 é referente ao ano de 2021, para ter direito ao benefício o trabalhador deve cumprir os requisitos abaixo:

Publicidade

Pagamentos PIS/PASEP para 2023

O pagamento do PIS é referente ao ano calendário de 2021 e terá início no dia 15 de fevereiro até o dia 17 de julho, de acordo com o mês de aniversário.

O depósito é realizado automaticamente na conta corrente ou poupança na Caixa.

Anúncio

Para os cidadãos que não possuem conta ativa na Caixa, será aberta uma poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Em todos os casos, o beneficiário poderá sacar por meio do Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, conforme o calendário de pagamento.

Como fazer a consulta do Abono Salarial?

PIS

A consulta para o PIS pode ser realizada via portal Caixa Trabalhador, ou via telefone 0800 726 0207, ou então nos atendimentos presenciais das Superintendências Regionais do Trabalho.

Publicidade

O saque pode ser feito por meio do Cartão Cidadão nas lotéricas, terminais de autoatendimento ou através dos correspondentes Caixa Aqui.

Pasep

O Pasep pode ser consultado pelo site do Banco do Brasil ou na Central de Atendimento do Banco, nos números 4004-0001 ou 0800 729 0001, ou ainda por meio do Alô trabalhador – Telefone 158.

Anúncio

Outras formas de consulta

O trabalhador poderá fazer a consulta ainda pelo aplicativo Caixa Tem em relação ao valor do abono salarial PIS/Pasep.

A consulta do benefício pode ser feita ainda por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou ainda via telefone 158.

Anúncio

Consulta do Pis 2023 pelo CPF

Os trabalhadores do setor privado que estão em dúvida se terão direito a receber o Pis/Pasep poderão fazer a consulta de duas formas:

Os trabalhadores do setor público poderão fazer a consulta via CPF ou pelo número de inscrição do Pasep no site do Banco do Brasil. A inscrição no Pasep pode ser conferida ainda via Carteira de Trabalho do servidor.

Sair da versão mobile