PIS/PASEP 2023: Valor e previsão para liberação do abono salarial

PIS/PASEP 2024

PIS PASEP (Imagem:Divulgação)

Abono Salarial PIS/Pasep é destinado às pessoas, que trabalharam com carteira assinada por, pelo menos, 30 (trinta) dias no ano-base da apuração do benefício.

PIS

Foi criado por meio da Lei Complementar n° 7/1970, e é resultante da unificação dos fundos constituídos por meio de recursos do Programa de Integração Social. O pagamento do PIS é realizado pela Caixa.

Anúncio

PASEP

Foi instituído pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, sendo o Programa com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é realizado pelo Banco do Brasil.

Previsão de pagamento em 2023

Conforme as regras, os brasileiros que trabalharam com carteira assinada durante o ano de 2021 deverão receber no início de 2023 o abono salarial Pis/Pasep. O benefício está ainda sem data definida para começar, cujo depósito do benefício para trabalhadores da iniciativa privada e do setor público já tem um valor previsto para 2023.

Calendário do abono salarial 2023

O adiamento do calendário do abono salarial ano-base 2021 não foi a única mudança realizada pelo governo. Conforme as orientações, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), ele decidiu mudar a dinâmica dos depósitos.

Publicidade

Até então o calendário do Pis/Pasep tinha início em julho e seria concluído em junho do ano seguinte. Os pagamentos eram liberados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Em 2022, a forma de pagamento mudou, pois o governo liberou o dinheiro na conta dos trabalhadores entre 8 de fevereiro e 31 de março. Dessa forma, a cada semana dois grupos puderam sacar o abono salarial e em pouco mais de um mês o calendário foi concluído.

Anúncio

A nova sistemática funcionou bem e a expectativa é que ela seja mantida para o ano de 2023. Dessa forma, a partir de fevereiro os trabalhadores do ano-base 2021 deverão conhecer a data em que receberão o abono salarial.

Tabela de valores do Pis/Pasep 2023

Anualmente o valor é pago de forma proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base do calendário, mas nunca ultrapassa o limite de um salário mínimo.

Publicidade

Dessa forma, quem trabalhou os 12 meses cheios em 2020, por exemplo, recebeu neste ano o equivalente a um salário mínimo (R$ 1.212 em 2022). Já quem trabalhou seis meses recebeu metade desse valor (R$ 606), e assim por diante.

Formas de consulta

O trabalhador poderá fazer a consulta ainda pelo aplicativo Caixa Tem em relação ao valor do abono salarial PIS/Pasep.

Anúncio

A consulta do benefício pode ser feita ainda por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou também por meio do telefone 158.

Sair da versão mobile