Parcela retroativa do Auxílio Emergencial será paga na primeira semana de maio?

Cerca de 450 mil brasileiros ainda aguardam a liberação da parcela retroativa do Auxílio Emergencial, prometidas pelo Governo Federal. Na verdade, no dia 13 de janeiro foram efetuados pagamentos a um grupo específico de beneficiários, e cerca de 823,4 mil pais solteiros chefes de família foram contemplados. Vale ressaltar que este valor é diferente do liberado recentemente pelo Governo Federal na forma de empréstimo de até R$1.000.

No entanto, de acordo com o Ministério da Cidadania, os repasses deveriam atender mais de 1,2 milhão de pais solos, ou seja, cerca de 450 mil ainda não receberam os valores a que tem direito. A expectativa é que os novos pagamentos comecem ainda nesta primeira semana de maio.

Anúncio

De posse de algumas informações como CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe do beneficiário, é possível acessar os dados e consultar se ainda tem direito a alguma parcela. Após preenchimento do formulário, aparecerá uma tela com as informações de todas as etapas do processamento do benefício na Dataprev.

Para facilitar ainda mais a consulta do cidadão, o órgão desenvolveu também uma cartilha com o passo a passo para as pessoas acessarem as informações pelos sites.

Publicidade

A pesquisa pode ser feita tanto pelo site www.cidadania.gov.br/consultaauxilio  quanto pelo https://consultaauxilio.dataprev.gov.br. Os sites foram desenvolvidos para serem acessados pelo computador ou por dispositivos móveis, como celulares ou tablets.

Auxílio Emergencial 2022

A Caixa Econômica Federal liberou na quinta-feira, 13 de janeiro, a primeira parcela do valor retroativo para pais solteiros, contemplando um total de 823,4 mil beneficiários. A estimativa do Ministério da Cidadania era de que 1,2 milhão de pais solteiros fossem beneficiados com o valor do auxílio em 2022.

Anúncio

O pagamento pode chegar a cinco parcelas de R$ 600, mesmo valor pago entre abril e agosto de 2020.

Sair da versão mobile