MEI: Veja quais são os direitos previdenciários do Microempreendedor Individual

MEI (foto www.12.senado.leg.br)

A modalidade MEI (microempreendedor individual) foi criada em 2008 para favorecer o profissional, que trabalha de maneira autônoma; ou para quem possui um pequeno negócio, e atue como pequeno empreendedor.

Ao se formalizar como MEI, o trabalhador passa a ter direitos como se aposentar por exemplo, mas para isso deverá pagar os impostos vinculados ao segmento.

Anúncio

Poderá também fazer a contratação de um empregado somente, conforme a Lei do Microempreendedor Individual.

Requisitos

Ao cumprir os pré-requisitos, qualquer empreendedor é capaz de se formalizar, desde que sua área de atuação conste entre aquelas compreendidas pelo MEI. Entre as exigências, estão:

Vantagens

De acordo com as regras, o empresário:

Publicidade

A adesão ao INSS, feita automaticamente garante a segurança ao contribuinte de que seus benefícios estarão à sua disposição.

O MEI garante direito a:

Anúncio

Como fazer a contribuição?

Para fazer a contribuição, o trabalhador precisa recolher mensalmente o valor do DAS, ou Documento de Arrecadação do Simples Nacional, imposto único e mensal, no valor de 5% do salário mínimo nacional de cada ano corrente. O pedido de auxílio pode ser realizado app “Meu INSS”, disponível para Android e também iOS, presente nos smartphones iPhone 11.

Como se formalizar?

O cidadão deverá:

Publicidade
Sair da versão mobile