INSS: Veja como será a Prova de Vida em 2023 e quais formas de comprovação

Desde fevereiro de 2022, entraram em vigor novas regras para a realização de prova de vida, por aposentados e pensionistas do INSS. A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o dia 31 de dezembro de 2022, e os segurados que não a fizerem, não terão o benefício suspenso.

Mudanças da prova de vida em 2023

A partir de 2023, o INSS realizará o cruzamento de informações. com objetivo de confirmar que o titular do benefício realizou algum ato registrado, nas bases da autarquia, ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais.

Anúncio

Desta forma, será considerado como prova válida para a comprovação da fé as situações abaixo relacionadas:

Prova de vida pode ser mesmo suspensa?

Mesmo estando suspenso o bloqueio do pagamento do benefício previdenciário por falta de comprovação de vida até o final do ano, os segurados, caso tenham interesse, podem realizá-lo.

A comprovação da fé pode ser feita por meio dos canais tradicionais, de forma voluntária, como, por exemplo, comparecendo na agência bancária, em que recebe o benefício e apresentar apenas um documento de identificação com foto, ou por biometria nos terminais de autoatendimento.

Publicidade

Como fazer a prova de vida pelo acesso à internet?

Se o usuário quiser, poderá fazer sua prova de vida por meio de seu acesso ao aplicativo ou site do Meu INSS com o selo ouro.

Quando o segurado acessa uma conta do gov.br, é preciso realizar autenticações para comprovar que ele mesmo.

Anúncio
Sair da versão mobile