INSS: Senado se diz favorável ao 14º salário aos aposentados e pensionistas

O Senado se manifestou favorável ao projeto que cria o auxílio emergencial do pagamento do 14º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Entidades como a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Erechim e Região (Atapers), juntamente com a Confederação e a Federação Estadual solicitaram, dentre algumas reivindicações, o auxílio do governo federal.

Anúncio

Conforme a Atapers, há cerca de 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS no Brasil, destes, 80% recebem o salário mínimo. E, a maioria deles estão classificados no grupo de risco da covid-19, pois tem mais de 60 anos de idade. Ainda, em muitos lares a única fonte de renda é de benefícios previdenciários.

“É uma questão humanitária este projeto de iniciativa popular. A liberação deste benefício é essencial, pois os aposentados e pensionistas não são contemplados no auxílio emergencial de R$ 600,00”, destaca o presidente em exercício da Atapers, Valdir Basso.

Publicidade

O projeto de Lei tem o senador gaúcho do Partido dos Trabalhadores (PT), Paulo Paim, como relator e deve ser votado ainda neste mês.

Para a Atapers, estes valores irão ajudar muito os aposentados neste momento de crise da saúde e da economia. “Podendo com isso ser um indutor para o tratamento e cuidados da saúde e, ainda, permite a roda da economia girar. Se aprovado, o 14º salário será pago em dezembro do corrente ano”, conclui Basso.

Anúncio
Sair da versão mobile