INSS: saiba como agendar ou remarcar a Perícia Médica

De forma gradual, as perícias médicas estão sendo retomadas nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. Mas atenção. Só estão sendo atendidos os beneficiários que fizeram o seu agendamento pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Depois de uma série de problemas e de dificuldades que as pessoas enfrentaram no atual momento de reabertura das agências do INSS, o órgão público decidiu abrir também a possibilidade de remarcação da Perícia Médica que foi agendada, mas que não foi realizada.

Anúncio

É válido lembrar que as perícias médicas são muito importantes para permitir que os trabalhadores recebam auxílio, retornem às suas atividades de trabalho ou enfim consigam a sua aposentadoria.

Atualmente, o Brasil tem aproximadamente 1 milhão e meio de processos na fila do INSS. Desse total de pessoas na fila de espera, cerca de 795 mil estavam aguardando por realizar a Perícia Médica desde o mês de agosto. Ao menos, é esse o último dado disponível sobre esse assunto em específico.

Publicidade

Então, como agendar a Perícia Médica?

Para agendar a sua Perícia Médica no INSS, você tem 3 opções. Elas estão descritas logo em seguida.

1ª Opção – Agendar pelo site Meu INSS

Anúncio

2ª Opção – Agendar pelo aplicativo Meu INSS

3ª Opção – Agendar a Perícia Médica pelo telefone de atendimento 135

Publicidade

Sobre isso, o INSS informou em nota que: “Como o reagendamento foi incluído no aplicativo no final da semana passada, há uma nova versão do aplicativo Meu INSS, que então deve ser atualizado”.

Portanto, para ter acesso à opção de agendar uma perícia médica no INSS, a pessoa precisa, em primeiro lugar, atualizar o aplicativo no seu celular. Pelo site, as ferramentas já são atualizadas automaticamente.

Anúncio

Agendar Perícia Médica no INSS – Passo a Passo

  1. Acessar o Meu INSS (site ou aplicativo)
  2. Fazer o login
  3. Clicar na opção de “Agendar Perícia
  4. Escolher entre as opções de “Perícia Inicial”, “Perícia de Prorrogação” e “Remarcar Perícia” (reagendamento). Logo depois de escolher a opção desejada, você deve clicar em Selecionar
  5. Seguir os próximos passos e fazer o agendamento (ou reagendamento)
  6. Acompanhar o seu pedido na seção “Agendamentos e Solicitações
  7. Comparecer na data que foi marcada para fazer a Perícia Médica

Você pode verificar quais são as agências do INSS que estão abertas e funcionando para a realização de perícias médicas no seguinte endereço web: covid.inss.gov.br

Por meio do telefone de atendimento 135, você só precisa selecionar a opção de “Falar com o atendente”. Sendo assim, você também vai ter a oportunidade de escolher o tipo de agendamento de perícia médica que precisa.

Anúncio

Peritos Médicos ainda não voltaram a trabalhar no INSS

Apesar da possibilidade de agendar ou remarcar a Perícia Médica, nem todos os peritos médicos do INSS voltaram ao trabalho. Na verdade, menos de mil peritos médicos voltaram a trabalhar nas agências do INSS. Um número pequeno diante do total de 3,5 mil peritos que são funcionários do órgão público.

Inclusive, nem todas as agências do INSS estão liberadas para o retorno destes profissionais ao trabalho, o que complica ainda mais a vida de quem precisa desse tipo de serviço.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho informou que 304 agências do INSS já estão prontas para fazer o atendimento presencial a pessoas que precisam dos serviços do instituto.

Além disso, a secretaria também informou que um total de 910 peritos médicos já retornaram para os seus respectivos postos de trabalho. O retorno ao trabalho no INSS começou a acontecer no último dia 5 de outubro. Ou seja, os serviços do INSS estão retornando aos poucos, mas é fato que muitos deles já estão funcionando. Obviamente, seguindo os novos protocolos de saúde de forma a diminuir as chances de contágio pelo novo coronavírus dentro do ambiente das agências.

De acordo com o Governo Federal, o tempo médio de espera para fazer a Perícia Médica do INSS é de 12 dias úteis. Mas esse prazo pode diminuir à medida que mais profissionais retornam ao trabalho do INSS e, com isso, aumentam a quantidade de perícias médicas realizadas por dia.

Sair da versão mobile