INSS: Como agendar a perícia médica se for convocado para revisão do benefício?

O pente fino do INSS será executado no mês de agosto, cujo objetivo é identificar os benefícios previdenciários pagos indevidamente, pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bem como irregularidades nos cadastros.

Nesta revisão chamada de pente fino, estão os beneficiários que recebem benefícios por incapacidade temporária, como o antigo auxílio-doença. Aproximadamente 170 mil beneficiários, que compõem este grupo deverão agendar uma perícia médica caso, sejam convocados pela autarquia.

Anúncio

A este número será integrado o total de 732.586 convocações feitas pelo INSS, que incluem a revisão administrativa e de rotina dos Benefícios de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com o INSS, na situação específica dos benefícios, por incapacidade temporária, o pente fino se concentrará naqueles que não possuem data para rompimento ou reabilitação profissional.

Convocações INSS

As convocações por parte do INSS já começaram via mensagens de texto (SMS) ou por meio do portal Meu INSS, tanto pelo site quanto pelo aplicativo. A partir do momento em que o beneficiário foi notificado, ele terá o prazo de 30 dias para agendar a perícia médica, procedimento capaz de comprovar a necessidade de continuar recebendo o benefício.

Publicidade

Como agendar a perícia?

O agendamento pode ser feito tanto pelo Meu INSS quanto pela Central de Atendimento através do número 135. Importante ressaltar que o número oficial do INSS pelo qual a autarquia envia as mensagens é o 280-41, para assim, evitar cair em golpes aplicados por criminosos.

Há ainda a possibilidade de o comunicado sobre o pente fino ser realizado por e-mail. Por esta razão é essencial que os segurados da autarquia estejam sempre com os dados cadastrais atualizados, como telefone, endereço residencial, e-mail, entre outros.

Anúncio

Importante que o beneficiário registre em algum local seguro a data e o horário da perícia médica para evitar impasses como o simples esquecimento do compromisso no dia.

Se houver algum impedimento e não for possível comparecer à agência do INSS mais próxima na data marcada, será preciso fazer um novo agendamento pela Central de Atendimento 135.

Publicidade

O pente fino será realizado até dezembro de 2021, e o INSS continuará convocando os segurados que devem agendar a perícia médica.

O INSS informou que das 724 agências da Previdência Social, que oferecem o serviço de perícia médica, somente 619 estão funcionando normalmente.

Anúncio

Ainda de acordo com o INSS, nestas unidades, 2.549 médicos peritos estão com a agenda para atendimentos aberta. Sendo que o período médio entre o agendamento e a execução do procedimento é de 39 dias.

Sair da versão mobile