INSS: pagamentos de julho começam hoje (25)

O pagamento da aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referente ao mês de julho começa nesta segunda-feira, 25 de julho.

Os valores disponibilizados irão contemplar mais de 25 milhões de aposentados, pensionistas e demais segurados da autarquia.

Anúncio

Os pagamentos são divididos em dois grupos principais:

  1. Os beneficiários que recebem somente um salário mínimo;
  2. Os beneficiários que recebem mais de um salário mínimo.

Além disso, os repasses acontecem de acordo com dígito final do número do benefício.

Publicidade

Calendário de pagamento da aposentadoria do INSS

O calendário de pagamento do INSS tem início no dia 25 e segue até o dia 05 de agosto. Confira!

Para os beneficiários que recebem um salário mínimo

Para os benefícios que recebem mais de um salário mínimo

Consulta do pagamento do INSS

A consulta do pagamento da aposentadoria do INSS pode ser realizada por meio da Central Telefônica do INSS, discando para o número 135.

Anúncio

Além disso, o beneficiário pode ir presencialmente até uma agência da Previdência Social ou, se preferir, pode realizar a consulta diretamente no site ou aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente para Android ou iOS.

Benefício dos aposentados pode ser ampliado

Os aposentados ainda podem ter os seus benefícios ampliados. Isso porque, ainda está em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF) o processo que visa beneficiar os segurados do INSS com a revisão da vida toda.

Publicidade

Em suma, isso significa que pode existir a possibilidade de o cálculo da aposentadoria incluir também todos os salários que o segurado recebeu ao longo dos seus anos de contribuição.

Portanto, até mesmo aquelas contribuições feitas antes de 1994, quando a moeda do Brasil ainda era o cruzeiro, podem entrar nesse cálculo.

Anúncio

É válido mencionar que hoje o cálculo da aposentadoria leva em consideração apenas os salários de contribuições que foram feitas a partir de julho de 1994, segundo a regra determinada pela Reforma da Previdência que aconteceu em 2019.

Revisão da vida toda do INSS

A revisão da vida toda do INSS é uma solicitação que os segurados podem fazer para incluir as contribuições que foram feitas antes de 1994, pois estes recolhimentos hoje não entram no cálculo por conta da regra de transição de 1999.

Anúncio

Logo, todo segurado que recebeu benefícios como Aposentadoria por Tempo de Contribuição ou Aposentadoria por Idade, por exemplo, após 199 e antes de 13 de novembro de 2019, quando a Reforma entrou em vigor, pode solicitar essa revisão da vida toda do INSS.

No entanto, é necessário que o segurado tenha a certeza de que essa revisão vale a pena e não vá diminuir o benefício recebido atualmente. Afinal, a revisão pode tanto ser positiva quanto negativa, a depender das contribuições que foram feitas pelo segurado.

Sair da versão mobile